Fatec Piracicaba produz biogás e fertilizante a partir de dejetos de bois confinados

Projeto é desenvolvido em parceria com a Cooperativa dos Plantadores de Cana do Estado de São Paulo

qua, 22/08/2012 - 14h23 | Do Portal do Governo

A Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) de Piracicaba desenvolve um projeto para converter dejetos de bois em biogás. Para a execução do trabalho, o Centro Paula Souza fechou parceria com a Cooperativa dos Plantadores de Cana do Estado de São Paulo (Coplacana).

A Coplacana possui um “boitel”, ou seja, um confinamento de bois, que gera um problema socioambiental. Para mudar esse quadro e aproveitar os dejetos dos animais, o professor Alexandre Mazzonetto e dez alunos do curso de Biocombustíveis passaram a utilizar os biodigestores da Fatec para converter o material em biogás e biofertilizante.

“Os animais em confinamento têm má digestão e tomam um remédio para isso, o que acaba prejudicando a produção de biogás. Tivemos que desenvolver uma substância para inocular nos bois e resolver essa questão, o que foi tema de trabalho de graduação dos alunos e ainda pode virar uma patente”, diz Mazzonetto.

Em uma segunda etapa, o biogás será transformado em energia que voltará para a Coplacana, para abastecer uma fábrica de óleo vegetal. A ideia é que os alunos sejam estagiários ou mesmo contratados da cooperativa trabalhando na produção do biogás e, posteriormente, de biodiesel.

Do Centro Paula Souza