Fatec Mogi Mirim abre inscrições para seis minicursos gratuitos

Inscrições vão até 1º de setembro

qui, 24/08/2023 - 16h46 | Do Portal do Governo

Estão abertas as inscrições para o programa Qualifica Fatec do segundo semestre de 2023. Estudantes matriculados no terceiro ano do Ensino Médio ou que já concluíram esse ciclo têm até 1º de setembro para preencher o formulário online e se inscrever em um dos seis minicursos presenciais oferecidos gratuitamente pela Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Mogi Mirim.

Assim como ocorreu no primeiro semestre, 50% das vagas serão destinadas às mulheres. “Estamos atendendo a uma demanda das empresas da região que nos procuram solicitando mão-de-obra feminina especializada”, afirma o diretor da Fatec, André Giraldi.

O interesse em cursos superiores de tecnologia na área da indústria na unidade vem crescendo entre as mulheres nos últimos anos. Na graduação em Fabricação Mecânica, por exemplo, elas eram 5% dos aprovados no Vestibular para o primeiro semestre de 2019. No processo seletivo para o início desde ano, preencheram 35,71% das vagas.

Os minicursos

Neste semestre, o Qualifica Fatec oferece 20 vagas para cada uma das seis qualificações: Processos de Fundição, Introdução ao Arduino, Introdução ao CAD/CAM, Introdução à Inteligência Artificial, Impressora 3D e Microscopia. Os interessados podem se inscrever em mais de um curso.

“O Qualifica Fatec tem por objetivo principal proporcionar gratuitamente aos jovens seus primeiros contatos com o Ensino Superior, por meio do oferecimento de minicursos, possibilitando conhecer melhor as áreas de mecânica e mecatrônica”, conclui Giraldi.

Cada formação tem carga horária de dez horas, distribuídas por cinco encontros presenciais, nos laboratórios da Fatec Mogi Mirim. As aulas serão ministradas por professores da faculdade, a partir de 11 de setembro.

No primeiro dia de aula, a unidade sugere a doação de alimentos não perecíveis, produtos de limpeza ou higiene pessoal, que serão encaminhados a instituições de assistência social da cidade.

Nesta quinta edição, o Qualifica Fatec contará com o apoio da Prefeitura, Associação Comercial e Industrial e Agência de Desenvolvimento do município.

Mais informações pelo e-mail nelma.valverde@fatec.sp.gov.br ou pelos telefones (19) 3806-3139 / 3806-2181 – ramal 212.

Sobre o Centro Paula Souza – Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, o Centro Paula Souza (CPS) administra as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e as Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos, sob supervisão de uma Etec –, em cerca de 360 municípios. As Etecs atendem mais de 226 mil alunos nos Ensinos Técnico, Integrado e Médio. Nas Fatecs, o número de matriculados nos cursos de graduação tecnológica supera 96 mil estudantes. Além dos cursos técnicos e superiores de tecnologia, a instituição oferece Formação Continuada e Pós-graduação (stricto sensu e lato sensu).