Fatec Indaiatuba faz pesquisa sobre qualidade em hospital municipal

Alunos de diversos cursos vão coletar e tabular informações fornecidas por usuários do SUS no Hospital Augusto de Oliveira Camargo

qua, 19/02/2020 - 9h11 | Do Portal do Governo

A experiência do usuário com um produto ou serviço está cada vez mais sendo levada em consideração pelas empresas. Estudantes da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Indaiatuba estão aprendendo, na prática, a importância de desenvolver a capacidade de ouvir o cliente para medir a qualidade de um serviço.

Até março, cerca de 50 alunos de diversos cursos da Fatec vão se revezar para coletar e tabular informações fornecidas por usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) no Hospital Augusto de Oliveira Camargo, localizado em Indaiatuba.

Esta é a sexta edição da iniciativa, realizada pelo hospital em parceria com a Fatec, sob orientação do professor Eugênio Tadeu. Para realizar o levantamento, os alunos ouvem pacientes e familiares que passam pelo pronto-socorro, alas de internação e maternidade. O objetivo é que a pesquisa tenha informações de cerca 1,3 mil usuários.

Na avaliação do coordenador do trabalho na Fatec, Osmar Alves Teixeira, a experiência pode ser muito rica para os estudantes. “Todo profissional precisa desenvolver essa capacidade de ouvir o cliente”, afirma. “Só assim é possível desenvolver produtos e serviços de acordo com as necessidades de quem vai usar ou comprar.”

Teixeira explica que os alunos também atuam no levantamento dos dados, tabulação, compilação e análise dos resultados. “Eles têm a oportunidade de fazer uma análise crítica dos dados coletados”, diz. Segundo ele, os resultados levantados servirão de parâmetro aos gestores do hospital no processo de tomada de decisões sobre as melhorias dos serviços prestados à população.

Sobre o Centro Paula Souza

Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o Centro Paula Souza administra as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e as Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos, sob a supervisão de uma Etec –, em cerca de 300 municípios paulistas. Nas Etecs, o número de matriculados nos Ensinos Médio, Técnico integrado ao Médio e no Ensino Técnico ultrapassa 208 mil estudantes. As Fatecs atendem mais de 85 mil alunos nos cursos de graduação tecnológica.

Assessoria de Comunicação do Centro Paula Souza
(11) 3324-3355 / 3324-3362 / 3324-3363
imprensa@cps.sp.gov.br