Fatec Bauru participa de Conferência Internacional de Design

Alunos do curso de Sistemas Biomédicos apresentaram cinco trabalhos na Ergotrip Design, realizada no fim de novembro na Universidade de Aveiro, em Portugal

qua, 16/12/2015 - 9h12 | Do Portal do Governo

Alunos do curso de graduação tecnológica de Sistemas Biomédicos da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Bauru apresentaram cinco trabalhos na Conferência Internacional Ergotrip Design, realizada no fim de novembro na Universidade de Aveiro, em Portugal.

Foram apresentados dois projetos e três estudos desenvolvidos pelos estudantes. As pesquisas nas áreas de design, ergonomia e interação humano-computador foram exibidas ao público do evento por meio de videoconferência.

“A participação em uma conferência desse tipo é um estímulo muito grande para os alunos. A partir dessa experiência, eles passam a enxergar a vida profissional de outra forma, identificando outras oportunidades para a carreira”, acredita a orientadora dos trabalhos, professora Ana Cristina Maurício Ferreira.

Soluções

A aluna Lucien Paula de Lima desenvolveu um projeto que permite o acompanhamento, via web, do exame de monitoramento ambulatorial da pressão arterial automaticamente durante 24 horas. A ideia é acoplar ao aparelho que monitora a pressão um dispositivo eletrônico para transferir os dados a um site. Assim, as informações estariam disponíveis para médicos e pacientes.

Já o estudante Carlos Henrique Painni elaborou o projeto de uma cadeira para a realização de exames radiológicos em deficientes físicos. O objetivo da cadeira é assegurar o posicionamento correto do paciente durante a realização da radiografia e agilizar o atendimento, reduzindo assim o tempo de exposição à radiação.

O estudo realizado pelo aluno Carlos Henrique Damin confirma que a postura dos dentistas durante o atendimento aos pacientes acarreta lesões. Segundo a pesquisa, 80% dos profissionais possuem alguma doença ocupacional. Já os problemas posturais de idosos que ficam muito tempo em cadeira de rodas foram objeto de estudo de Ana Clara Carraro Marmol. A aluna sugere o desenvolvimento de cadeiras que atendam às necessidades da população idosa.

O estudante Thiago da Silva Morandi demonstrou as implicações da ausência do equipamento de transferência de pacientes para a saúde do profissional de enfermagem. Segundo a pesquisa do aluno, a lesão na coluna é a principal causa de afastamento do trabalho entre os enfermeiros.

Do Centro Paula Souza