Fatec Araçatuba oferece curso gratuito de inclusão digital

Mais de 50 candidatos se inscreveram para disputar as 18 vagas oferecidas nesta edição do curso, que acontece em fevereiro e agosto

sex, 15/02/2019 - 9h11 | Do Portal do Governo

Começou na quarta-feira, 13, o curso de inclusão digital voltado à terceira idade, oferecido pela Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Araçatuba. Mais de 50 candidatos se inscreveram para disputar as 18 vagas desta edição, o que demonstra o interesse pelo aprendizado. A iniciativa tem como proposta facilitar o contato do público de idade superior a 55 anos com o ambiente digital.

“Hoje já consigo mexer no celular, no Facebook e no WhatsApp. Sem falar do Youtube e do Instagram. Ligo o computador e envio mensagens para minhas amigas e parentes. O curso abriu os meus horizontes”, conta a professora Obedi Cláudio Fernandes, de 75 anos, aluna da edição anterior. Ela ressalta que, ao se aposentar, se sentiu ‘meio fora’ da sociedade. A situação só mudou após conhecer esse novo universo.

O curso, com aulas teóricas e práticas, realizado no Laboratório de Informática da Fatec, inclui lições que mostram desde o funcionamento de um computador por dentro até o uso de redes sociais e de sites de jogos, que além de divertir o grupo traz benefícios à memória. “Muitos nos procuram por indicação médica, numa tentativa de melhora da percepção e raciocínio”, explica o professor do curso, Carlos Eduardo Galhardo. “Mostramos o equipamento desmontado, para que eles conheçam cada ‘pecinha’ e tirem suas dúvidas.  E ainda apresentamos os sistemas operacionais e os sites confiáveis para jogos como sudoku e xadrez”, complementa.

Para todos os níveis

Obedi lembra que o curso é para todos, tanto que na sua turma havia de ex-militares a educadores aposentados.  “O professor Galhardo foi maravilhoso. Soube usar a didática para descer no nível da gente. Ele sanava todas as nossas dificuldades.”

Segundo Galhardo, a razão da procura pelo curso mudou nos últimos dez anos. Nas primeiras edições ficava evidente a busca de conhecimento visando a inserção no mercado de trabalho. Já os alunos das últimas turmas demonstraram interesse pelas redes sociais. “Para atendê-los, explicamos como criar um e-mail, e damos noções de como mexer no computador e no celular simultaneamente, além de sincronizar as contas para facilitar a vida deles.”

O curso, que já atendeu mais de 600 alunos, é oferecido em fevereiro e agosto. Para acompanhar as novidades das próximas turmas, fique de olho no site da Fatec e nas redes sociais da unidade.

Do Centro Paula Souza