Fatec Araçatuba inicia campanha para recolhimento de lixo eletrônico

Proposta será apresentada na 9ª Semana de Tecnologia (Sematec), que acontece de 2 a 6 de maio

ter, 02/05/2017 - 9h16 | Do Portal do Governo

A Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Araçatuba iniciou nesta terça-feira, 2, uma campanha para recolhimento de lixo eletrônico. A iniciativa tem como objetivo conscientizar a população sobre o descarte adequado e sustentável de materiais como celulares, computadores, baterias, pilhas e outros equipamentos. O material deve ser levado à Fatec até o dia 12 de maio, das 8h às 21h30.

O Brasil é o maior gerador de lixo eletrônico da América Latina, responsável por 36% do descarte de equipamentos como celulares e computadores no continente. Apenas em 2014, o país produziu 1,4 milhão de toneladas de resíduos, de acordo com relatório da Organização das Nações Unidas (ONU).

Semana de Tecnologia

O projeto de coleta e descarte, proposta dos alunos João Flávio Louzada, Renan Freitas e Rômulo Giomo, do curso superior tecnológico de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, sob orientação do professor Ronnie Rillo, será apresentado na 9ª Semana de Tecnologia (Sematec), que será realizada entre 2 e 6 de maio.

“Algumas substâncias presentes nas baterias e pilhas, por exemplo, podem contaminar solo e lençol freático”, explica Rillo. “Outra questão abordada no trabalho é a possibilidade de reutilizar peças boas para a montagem de novos produtos eletrônicos.”

A empresa PH Reciclagem será responsável pela destinação do material recolhido, seja por meio do reaproveitamento ou do descarte adequado.

Serviço
9ª Semana de Tecnologia (Sematec)
Local: Fatec Araçatuba
Avenida Prestes Maia, 1.764 – Jardim Ipanema
Data: 2 a 6 de maio
Horário: das 8h às 21h30

Do Centro Paula Souza