FalaTec: confira os episódios da primeira temporada do podcast

Podcast do Centro Paula Souza aborda tendências do universo da educação para o mercado de trabalho

seg, 17/12/2018 - 9h13 | Do Portal do Governo

A primeira temporada de podcasts do Centro Paula Souza (CPS) está disponível no site da instituição e no Spotify. Por meio de sua Assessoria de Comunicação, foi lançado em outubro o FalaTec, dedicado a discutir atualidades, inovação e tecnologia, sempre com conversas sobre ensino para o mundo contemporâneo.

Os dez episódios trazem especialistas que atuam como docentes ou coordenadores, à frente de equipes e disciplinas dos cursos técnicos das Escolas Técnicas (Etecs) e superiores tecnológicos das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais, em um bate-papos descontraído e cheio de informação.

O FalaTec volta no ano que vem, mas, por enquanto, você pode conferir os dez programas já lançados. Ouça e compartilhe:

Episódio 1 – Cursos técnicos e o mercado de trabalho

Links: Portal CPS | Spotify

Em época de Vestibular e Vestibulinho, a primeira edição do podcast FalaTec traz uma entrevista como professor Almério Melquíades de Araújo, coordenador de Ensino Médio e Técnico do Centro Paula Souza, para falar sobre cursos técnicos. Explicamos como são estes cursos, como eles funcionam fora do Brasil e como esse tipo de formação pode ajudar o jovem a conseguir um emprego. Também abordamos a reforma do Ensino Médio e como o Ensino Técnico pode ser um caminho para manter o jovem na escola.

Episódio 2 – Canudinho de plástico, inimigo número 1 do meio ambiente?

Links: Portal CPS Spotify

Nos últimos 10 anos, produzimos mais plástico do que em todo o século passado, e 50% do plástico que utilizamos é de uso único e descartado imediatamente. Para comentar sobre o assunto e discutir a proibição do uso de canudinhos, recebemos hoje o professor Marcelo Augusto Meratti de Oliveira, coordenador de projetos de Meio Ambiente e Recursos Naturais da Unidade de Ensino Superior do Centro Paula Souza.

Episódio 3 – Jogos digitais e profissionais transmidiáticos

Links: Portal CPS | Spotify

Alvaro Gabriele, professor de Jogos Digitais da Fatec Carapicuíba e produtor de games, para falar sobre o mercado de games no Brasil. A conversa aborda tópicos como os tipos de profissionais necessários no setor, a gamificação nos contextos empresarial e educacional e qual deve ser o perfil do aluno que deseja ingressar área de games.

Episódio 4 – Gourmetização no mercado gastronômico

Links: Portal CPS | Spotify

Cachorro-quente, tapioca, pastel e até pipoca gourmet. De onde veio esta tendência? Henrique Nascimento, professor da Etec Uirapuru, fala sobre a gourmetização de alimentos, discutindo o conceito de gourmet, porque a comida com essa característica é mais cara, como evitar ciladas na hora de empreender neste mercado e como funciona o curso técnico de Cozinha.

Episódio 5 – Mobilidade urbana e seus desafios

Links: Portal CPS | Spotify

O paulistano passa, em média, 40 dias do ano no trânsito, ou seja, 2 horas e 43 minutos por dia, para os seus deslocamentos pela cidade. Neste episódio, o apresentador Leonardo Tote convida Flávia Ulian, professora do curso de Tecnologia em Transporte Terrestre da Fatec Tatuapé, para falar sobre mobilidade urbana, abordando o aumento da dificuldade de transporte em grandes cidades, a cultura “rodoviarista” do brasileiro e as possíveis soluções para o problema.

Episódio 6 – Blockchain e o mercado financeiro

Links: Portal CPS | Spotify

A tecnologia blockchain é conhecida por dar suporte a negociações de moedas digitais e  é valorizada pela segurança que oferece, além das possibilidades de expansão para novos mercados. César Torres Fernandes, professor da Fatec São Bernardo do Campo e coordenador de projetos no Centro Paula Souza, fala sobre como funciona essa tecnologia, porque ela ganhou popularidade, quais são suas aplicações no mercado e de que maneira o tema é abordado nos cursos superiores de Tecnologia da Informação.

Episódio 7 – Respeito à diversidade

Links: Portal CPS | Spotify

Vivemos em uma época marcada pelo florescimento do ativismo e pelo fortalecimento de iniciativas para defesa de minorias, principalmente pela internet. Mas todo dia surgem novos casos de intolerância e violência em diversos contextos. Lucília Guerra, diretora de Capacitação Técnica e Pedagógica do Centro Paula Souza, fala sobre a importância do respeito à diversidade, como vencer a resistência de algumas pessoas na hora de adotar uma linguagem inclusiva e como isso pode ser trabalhado no ambiente escolar.

Episódio 8 – Empreendedorismo e startups

Links: Portal CPS | Spotify

A vontade de abrir uma empresa e ser “chefe de si mesmo” é constante no mercado de trabalho, e as startups, principalmente na área de tecnologia, não saem do vocabulário do jovem brasileiro. No oitavo episódio do FalaTec, convidamos Mauro Zac, coordenador da Assessoria de Inovação do Centro Paula Souza, a Inova CPS, para falar sobre como uma pessoa pode empreender, em quais campos de atuação profissional isso é possível, como chamar a atenção de investidores e de que maneira estão se formando novos empreendedores nas Etecs e Fatecs.

Episódio 9 – Inteligência Artificial

Links: Portal CPS | Spotify

Antes ela era tema de filmes de ficção científica – agora, a inteligência artificial se tornou parte de nosso cotidiano. Assistentes pessoais virtuais, serviços financeiros e até a área de saúde já utilizam essa tecnologia, que atinge cada vez mais áreas e promete facilitar nossas vidas. Conversamos com Celso Gallão, professor da Fatec São Caetano do Sul, para falar sobre o que a inteligência artificial abrange, o que é machine learning, o que se pode esperar da área no futuro e como está o mercado de trabalho para profissionais do setor.

Episódio 10 – Moda Sustentável

Links: Portal CPS | Spotify

É raro pensarmos de onde vem aquela roupa que compramos em nossa loja preferida. Porém, é comum comprarmos peças que não precisamos, principalmente em época de liquidações, e esquecermos de peças antigas que poderiam ter um novo destino. No último episódio desta série do podcast FalaTec, conversamos com Marcos Rossetton, professor da Etec de Arte e da Etec Tiquatira, para discutir o que significa moda sustentável, o que é upcycling, como microempreendedores podem difundir esse conceito, como evitar o consumo exagerado de roupas e de que maneira o assunto é abordado nas Etecs.

Do Centro Paula Souza