Exposição sobre período colonial é prorrogada no Arquivo Público do Estado

A exposição “Em Nome d’El Rey: 250 anos do governo Morgado de Mateus em São Paulo (1765-2015)” foi prorrogada até o dia 31 de agosto. Em cartaz no Arquivo Público, […]

qui, 30/07/2015 - 20h00 | Do Portal do Governo

A exposição “Em Nome d’El Rey: 250 anos do governo Morgado de Mateus em São Paulo (1765-2015)” foi prorrogada até o dia 31 de agosto. Em cartaz no Arquivo Público, a mostra retrata o período colonial no Estado, por meio de um conjunto documental do século XVIII.

A figura central da exposição é o nobre português Luís Antônio de Sousa Botelho Mourão, conhecido como Morgado de Mateus. Ele chegou ao Brasil em 1765, com a missão de restaurar a Capitania de São Paulo. Após uma grande perda de territórios, São Paulo teve sua importância econômica reduzida e foi extinta em 1748.

Dezessete anos depois, quando o avanço espanhol representou risco às regiões mineiras, o governo português restabeleceu a autonomia de São Paulo, conferindo-lhe um importante papel militar e geopolítico na defesa da América portuguesa. Seu governo foi marcado por polêmicas. Ativo e enérgico, o governador trabalhou para reverter o estado de pobreza e abandono em que São Paulo se encontrava.

Morgado de Mateus fez um governo inovador: realizou um dos primeiros censos da América Portuguesa, produziu listas de habitantes e mapas de população. Embora ordens tenham sido expedidas para o Império todo fazer essas listas, apenas em São Paulo foram feitas com qualidade e preservadas pra posteridade, refletindo a hierarquia, costumes e tradições da época.

Todas essas atividades geraram documentos escritos, como requerimentos, alvarás, avisos, provisões, patentes e cartas de sesmarias, que se consolidaram como ferramentas de governo, mediando relações sociais e impondo práticas duradouras, proporcionando um espelho do Antigo Regime.

Uma parte dessa documentação está sob a custódia do Arquivo e integram a exposição, assim como mapas e ilustrações. Quem vier ao Arquivo do Estado verá documentos originais restaurados que retratam aspectos do passado paulista e do Brasil, quando o território brasileiro ainda era uma extensão do reino português.

Serviço:

Exposição “Em Nome d’El Rey: 250 anos do governo Morgado de Mateus em São Paulo (1765-2015)”

Local: Arquivo Público do Estado – Rua Voluntários da Pátria, 596.

Horário: Segunda a Sexta das 9h às 17 h.

Entrada Franca.

Apoio: Consulado Geral de Portugal, Universidade de São Paulo, Casa de Mateus e Biblioteca Nacional.

Do Arquivo Público do Estado de São Paulo
Secretaria da Casa Civil