Exposição reúne obras do Acervo dos Palácios e do Museu de Arte Sacra

"Rememoração: arte religiosa como documento histórico" acontece a partir de 2 de setembro; entre as 84 obras expostas, destacam-se anjos, tocheiros e imagens

qua, 26/08/2015 - 12h25 | Do Portal do Governo

“Rememoração: arte religiosa como documento histórico” é a exposição que acontece a partir de 2 de setembro, no Museu de Arte Sacra, com obras do próprio museu e do Acervo dos Palácios do Governo de São Paulo.

Entre as 84 obras expostas, destacam-se anjos, tocheiros e imagens, entre elas “São José de Botas”, de Aleijadinho, do Barroco mineiro, do Acervo dos Palácios, exposta ao lado de “Nossa Senhora das Dores”, do mesmo autor, da coleção do MAS.

Expostas lado a lado pela primeira vez nos ambientes históricos do Mosteiro da Luz, essas coleções têm muitos aspectos em comum do ponto de vista dos critérios de aquisição, características tipológicas, estilísticas, de procedência e de origem.

Nessa direção, a exposição faz um recorte para possibilitar ao visitante o conhecimento e maior compreensão do conjunto adquirido, de 1969 a 1970, por um grupo de especialistas, coordenado por Luís Arrobas Martins, então secretário de Estado da Fazenda, que reuniu obras não apenas para decorar os palácios governamentais, mas com a clara intenção de formar um importante patrimônio acessível ao público.

Composta por três núcleos, a exposição permite uma “viagem” entre os séculos, guiada por obras-primas de Aleijadinho, Tarsila do Amaral, Djanira da Motta e Silva, Mestre Valentim, Manoel da Costa Ataíde e Frei Agostinho de Jesus, entre outros.

Ao dialogar com a coleção do Museu de Arte Sacra, esse recorte do Acervo Artístico-Cultural dos Palácios procura traduzir o espírito nacionalista vigente na época, no sentido de valorização da produção brasileira colonial.

Serviço

Exposição: “Rememoração: arte religiosa como documento histórico”

Período: 2 de setembro a janeiro de 2016

Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo – Avenida Tiradentes, 676 – Luz – São Paulo/SP

Telefone: (11) 3326-3336 – agendamento de visitas monitoradas

Horário: quarta a sexta-feira, das 9h às 17h; sábado e domingo, das 10h às 18h

Ingresso: R$ 6 (estudantes pagam meia entrada). Grátis aos sábados. Isentos: idosos (acima de 60 anos), crianças até 7 anos, professores da rede pública (com identificação) e até 4 acompanhantes

www.museuartesacra.org.br

Assessoria de Imprensa
Acervo Artístico-Cultural dos Palácios
(11) 2193-8564