Exposição nos terminais mostra história da produção de energia em São Paulo

A exposição faz parte do Programa Arte nos Terminais da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU/SP

sáb, 06/10/2012 - 13h44 | Do Portal do Governo

A partir de quarta feira, 10 de outubro, os usuários do Terminal Metropolitano de Jabaquara poderão conhecer a exposição itinerante “140 anos do Uso do Gás em São Paulo”. A exposição faz parte do Programa Arte nos Terminais da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU/SP e é composta por 10 painéis frente e verso, apresentando ao público os principais acontecimentos da história do setor energético da cidade de São Paulo. O próximo Terminal será o de Diadema.

“140 anos do Uso do Gás”

Por meio de fotografias, jornais, revistas e mapas antigos, a mostra faz uma homenagem aos mais de 100 anos da produção de gás na capital. Os usuários dos terminais terão a oportunidade de conhecer o processo de evolução do consumo do gás a partir de 1872, com a implantação do primeiro projeto de iluminação pública com lampiões à base de carvão mineral, até os dias de hoje. Esta exposição é uma parceria entre a Fundação Energia e Saneamento e a Comgás.

Fundação Energia e Saneamento e Comgás

A Fundação Energia e Saneamento foi criada em 1998 para pesquisar, preservar e divulgar o patrimônio histórico e cultural do setor de energia e de saneamento ambiental, além de realizar ações culturais e educativas para reforçar conceitos de cidadania que incentivem o uso responsável de recursos naturais. A Fundação atua em várias regiões do Estado de São Paulo por meio da Rede Museu da Energia e do Núcleo de Documentação e Pesquisa, localizado na capital.

A Companhia de Gás de São Paulo – Comgás é a maior distribuidora de gás natural canalizado do país. Com mais de oito mil quilômetros de rede, leva gás natural para mais de um milhão de consumidores nos segmentos residencial, comercial e industrial, além de veículos e plantas de co-geração, em 70 cidades.

Programa Arte nos Terminais

Há 15 anos os Terminais Metropolitanos são palco para diversas manifestações artísticas, como música, teatro, dança e exposições, por meio do programa Arte nos Terminais, que teve início no Corredor Metropolitano ABD (São Mateus – Jabaquara) e foi estendido para o Terminal Prefeito Magalhães Teixeira, em Campinas, Terminal Cotia e o recém inaugurado Taboão, em Guarulhos.

Serviço

Evento: Exposição “140 anos de Uso do Gás em São Paulo”

Datas e Locais:

De 10 a 24/10 – Terminal Metropolitano Jabaquara – Av. Eng.º Armando de Arruda Pereira (entre a Rua dos Comerciários e a Rua Nelson Fernandes) – Jabaquara – São Paulo/SP

De 24/10 a 07/11 – Terminal Metropolitano de Diadema – Av. Conceição, 7.000 – Parque Mamede – Diadema/SP

Da EMTU/SP