Exposição no Palácio Boa Vista de Campos do Jordão foi prorrogada até novembro

A mostra apresenta peças de mobiliário artístico, objetos de uso doméstico, acervo religioso e cópias de documentos que contam a história do Palácio

sex, 05/10/2012 - 9h12 | Do Portal do Governo

A exposição “O Palácio, A Casa, O Museu – Percepção, Memória, Imaginação”, que acontece no Palácio Boa Vista de Campos do Jordão, foi prorrogada até 25 de novembro.

A mostra apresenta peças de mobiliário artístico português e brasileiro dos séculos XVII, XVIII e XIX, objetos de uso doméstico em porcelana e prata, uma rara coleção do acervo religioso como arcazes, oratórios, camas conventuais e objetos litúrgicos, além de cópias de documentos que contam a história do Palácio desde o início de sua construção, em 1938.

A curadora do Acervo Artístico Cultural dos Palácios, Ana Cristina Carvalho, destaca que a exposição pretende refletir os vários usos do Palácio Boa Vista: “Um passeio pelos ambientes do palácio revela o cotidiano, proporciona observar os objetos em seu conjunto, os padrões de formas e suas origens, as aproximações de estilos entre as peças, o gosto e suas interpretações”.

A residência oficial do governador

O Palácio Boa Vista possui 3 mil m² de área construída e é dividido em 105 cômodos com 35 ambientes. Ele foi inaugurado em 21 de julho de 1964 pelo governador Adhemar de Barros. Na época, sua construção foi considerada controvertida e extremamente arrojada. Com o passar dos anos, o Palácio adquiriu outra função: a de museu aberto ao público com um grande acervo de obras de arte. O Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista, e o Boa Vista fazem parte do Acervo Artístico Cultural dos Palácios, órgão vinculado à Casa Civil.

Serviço

Exposição “O Palácio, A Casa, O Museu – Percepção, Memória, Imaginação”
Local: Palácio Boa Vista – Avenida Adhemar de Barros, 3.001 – Campos do Jordão/SP
Data: até 25 de novembro de 2012
Horário: de quarta-feira a domingo e feriados, das 10h às 12h e das 14h às 17h
Entrada: gratuita
Informações: (11) 2193 8282 ou monitoria@sp.gov.br
Grupos acima de 10 pessoas: de 4ª a 6ª, às 9h, 11h e 14h (agendamento em http://www.acervo.sp.gov.br)

Acervo Artístico Cultural dos Palácios