Exposição no Butantan comemora 20 anos de parceria contra a gripe

Acordo entre o Instituto e a atual Sanofi Pasteur deu origem à campanha nacional de vacinação contra a gripe no Brasil

seg, 14/10/2019 - 9h10 | Do Portal do Governo

Em abril de 1999, o Programa Nacional de Imunizações fez a primeira campanha de vacinação contra a gripe. Depois da campanha, em outubro, o Instituto Butantan e a atual Sanofi Pasteur assinaram um contrato de transferência de tecnologia para a fabricação, no Butantan, de uma vacina que protege contra três diferentes tipos do vírus Influenza.

O acordo entre o Butantan e a Sanofi Pasteur deu origem à campanha nacional de vacinação contra a gripe no Brasil. Por meio dessa parceria, 735 milhões de doses da vacina trivalente contra o vírus Influenza já foram fornecidas para as campanhas nacionais.

“Essa parceria permitiu que o Butantan se preparasse, ao longo destes anos, no sentido de ampliar o fornecimento da vacina da gripe. No ano passado, fizemos uma reforma na fábrica, aumentando sua capacidade instalada de produção para 140 milhões de doses ao ano e, em breve, devemos estar qualificados pela OMS para exportação da vacina. Portanto, além de promover saúde para a população brasileira, vamos poder colaborar com outros países, cumprindo a nossa missão que é de estar a serviço da vida”, destaca o diretor do Butantan, Dimas Tadeu Covas.

“Essas duas décadas são marcadas pelo fortalecimento de políticas públicas de saúde, com o aprimoramento de campanhas de vacinação e da produção de imunizantes. Parabenizamos estas duas instituições por atuar em prol da população”, complementa o Secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann.

A transferência de tecnologia se deu em etapas. Nos primeiros anos, o Butantan rotulava e fazia o controle de qualidade da vacina fabricada pela Sanofi; depois, passou a receber a vacina a granel para envase e rotulagem; em outra etapa, a Sanofi enviava em separado cada um dos preparados contra um dos três vírus para formulação, envase e rotulagem no Butantan. A partir de 2011, a preparação dos monovalentes começou a ocorrer aqui. Em 2013, com o registro da Anvisa, a transferência se completou.

“Nos orgulhamos desse grande legado de ter colaborado com desenvolvimento fabril do Instituto, entregando inovação com a transferência da tecnologia de produção de vacina trivalente contra gripe. Transferência essa que permite que o Butantan atenda, atualmente, a campanha do Ministério da Saúde e proteja a população brasileira todos os anos”, afirma a diretora geral da Sanofi Pasteur no Brasil, Ana Garcia-Cebrian.

No vídeo elaborado para a exposição, os participantes do processo relatam sua experiência; nos painéis, reunimos as informações sobre as conquistas que a parceria trouxe ao Brasil: a quantidade crescente de doses produzidas, o aumento progressivo nos grupos que recebem a vacina; a cobertura vacinal entre as três maiores do mundo.

A exposição está aberta até 15 de dezembro de 2019, no Paiol do Parque de Ciências Butantan, todos os dias, das 9h às 16h45. Mais informações no site do Instituto Butantan.

Da Secretaria da Saúde