Exposição de incentivo à doação de órgãos está na Estação Barra Funda da CPTM

Ação faz parte do Setembro Verde, mês de conscientização sobre a doação de órgãos

seg, 16/09/2019 - 20h06 | Do Portal do Governo

A Estação Barra Funda da CPTM recebe, até o dia 27 de setembro, a exposição itinerante com esculturas de órgãos do corpo humano montada pelas Secretarias de Estado da Saúde e dos Transportes Metropolitanos para o Setembro Verde, mês que visa conscientizar a população sobre a importância da doação de órgãos.

As esculturas possuem quase 2 metros de altura cada uma e podem ser vistas das 10h às 16h. São cinco obras de órgãos e tecidos: córnea, pulmão, rim, e duas representando o coração. A exposição também esteve na Estação Sé, do Metrô, entre os dias 9 e 13 de setembro.

“Conscientizar a população sobre a doação de órgãos é um passo importante para que muitas vidas sejam salvas”, afirma o Secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann.

“As estações do sistema metroferroviário recebem mais de 8 milhões de pessoas por dia. Acreditamos que é uma grande contribuição do Metrô e da CPTM trazer para suas estações um tema tão importante como a doação de órgãos”, pontua o Secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy.

Atualmente, a doação de órgãos deve ser consentida. Quem quiser ser doador não precisa mais incluir a informação no RG ou na CNH. Basta comunicar os parentes mais próximos sobre o desejo. A autorização para doação deve ser dada por familiares com até o 2º grau de parentesco. Por isso, é fundamental haver diálogo entre as famílias sobre o desejo de ser ou não doador de órgãos, pois isso facilita a tomada de decisão.

Somente no primeiro semestre deste ano, foram realizados 4.023 transplantes no Estado de São Paulo, sendo 2.583 de córnea, 1.008 de rim, 300 de fígado, 65 de coração, 30 de pâncreas e rim, 23 de pulmão e 14 de pâncreas.

Secretaria dos Transportes Metropolitanos
Assessoria de imprensa
imprensastm@sp.gov.br
(11) 3291-2930 / 2220