Exposição conta a história do Palácio Boa Vista

“O Palácio, A Casa, O Museu” exibe peças de mobiliário artístico português e brasileiro, objetos de uso doméstico, documentos e uma rara coleção de acervo religioso

sex, 31/08/2012 - 20h01 | Do Portal do Governo

O Palácio Boa Vista, em Campos do Jordão, exibe até 29 de outubro a exposição “O Palácio, A Casa, O Museu – Percepção, Memória, Imaginação”. A mostra traz peças de mobiliário artístico português e brasileiro dos séculos XVII, XVIII e XIX, objetos de uso doméstico em porcelana e prata, e uma rara coleção de acervo religioso, com arcazes, oratórios, camas conventuais, imaginária e objetos litúrgicos. Também são apresentadas cópias de documentos que procuram reconstruir a memória do Palácio de Inverno do Governo de São Paulo desde o início de sua construção, em 1938.

A curadora do Acervo dos Palácios, órgão vinculado à Casa Civil, Ana Cristina Carvalho, destaca que a exposição, ao contar a história do Palácio, pretende refletir a respeito dos vários usos do Boa Vista: palácio, casa e museu. “Um passeio pelos ambientes do Palácio nos revela cotidianos vividos, e nos proporciona observar os objetos em seu conjunto, os padrões de formas e suas origens, as aproximações de estilos entre as peças, o gosto e suas interpretações”, finaliza a curadora.

A idéia de construir um palácio de inverno em Campos do Jordão foi de Adhemar de Barros, quando interventor do Estado – de 1938 a 1941 – sendo considerada controvertida e extremamente arrojada para a época. E assim, foi inaugurado em 21 de julho de 1964, pelo mesmo quando governador, para servir de residência de inverno do governador. Com o passar dos anos, adquiriu outra função: a de museu aberto ao público. Numa área de quase três mil metros quadrados, dividida em 35 ambientes e 105 cômodos, o Boa Vista abriga um grande acervo de obras de arte.

Serviço

Exposição “O Palácio, A Casa, O Museu – Percepção, Memória, Imaginação”

Data: de 27 de junho a 29 de outubro de 2012

Horário: de quarta-feira a domingo e feriados, das 10h às 12h e das 14h às 17h

Local: Palácio Boa Vista – Avenida Adhemar de Barros, 3.001 – Campos do Jordão/SP

Entrada gratuita

Informações: (11) 2193-8282 ou monitoria@sp.gov.br

Grupos acima de 10 pessoas: de quarta a sexta, às 9h, 11h e 14h (agendamento em www.acervo.sp.gov.br)

Do Acervo Artístico Cultural dos Palácios do Governo