Experiências brasileiras de restauração em larga escala ganham destaque no EPBio

Encontro Paulista de Biodiversidade será realizado nos dias 25 e 26 de novembro, na capital paulista

seg, 23/11/2015 - 9h07 | Do Portal do Governo

O Encontro Paulista de Biodiversidade – EPBio, que será realizado em São Paulo nos próximos dias 25 e 26 de novembro, reunirá academia, sociedade civil e governo, com o intuito de promover debates em torno das questões mais relevantes sobre a biodiversidade.

Uma das mesas de discussão apresentará experiências brasileiras em restauração ecológica de larga escala e contará com a professora da UNESP de Botucatu, Vera Lex Engel, como mediadora.

Entre os cases que serão apresentados, está o programa capixaba Reflorestar. Marcos Sossai, da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Espírito Santo (SEAMA), apresentará a ação que visa manter, recuperar e ampliar a cobertura florestal desse estado, com geração de oportunidades e renda para o produtor rural, por meio da adoção de práticas de uso amigável dos solos.

A secretária do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Patrícia Iglecias, falará sobre o Programa Nascentes, uma das maiores iniciativas já lançadas pelo poder público para manter e recuperar as matas ciliares. O Programa tem a meta de restaurar cerca de 20 mil hectares de matas ciliares e proteger seis mil quilômetros de cursos-d’água com investimentos públicos e privados. A iniciativa envolve proprietários locais, prefeitura, sindicato, ONGs, secretarias de Estado, associações e cooperativas com o intuito de aliar a conservação da biodiversidade à qualidade da água. Inicialmente, as ações abrangem as bacias hidrográficas do Alto Tietê, Paraíba do Sul e Piracicaba/Capivari/Jundiaí, regiões que concentram mais de 30 milhões de habitantes.

Rafael Chaves, da Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturais (CBRN) da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo (SMA), explanará sobre o protocolo de monitoramento que a SMA adota para avaliar os resultados do processo de restauração ecológica.

Severino Rodrigo Pinto, diretor de projetos do Centro de Pesquisas Ambientais do Nordeste (CEPAN), abordará as medidas que vêm sendo adotadas para ampliar a escala da restauração no Pacto pela Restauração da Mata Atlântica (Unidades Descentralizadas do Pacto).

Além dessas experiências, iniciativas internacionais em restauração ecológica também serão abordadas no evento. Saiba mais.

A fauna e sua relação com a restauração e com ambientes antropizados é outro tema que terá destaque no evento.

Serviço

VII Encontro Paulista de Biodiversidade – EPBio

Data: 25 e 26 de novembro de 2015

Horário: das 9h às 18h (no primeiro dia, o credenciamento começará às 8h)

Local: Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo – Anfiteatro Augusto Ruschi – Av. Prof. Frederico Hermann Jr., 345 – Alto de Pinheiros – São Paulo/SP

Programação

Inscrições gratuitas

Da Secretaria do Meio Ambiente