Ex-interno da Fundação Casa é revelação da Feira de Ciências da rede estadual

Projeto foi elaborado quando o estudante cumpria medida socioeducativa; Jonathan Felipe da Silva Santos formulou composto para correção da acidez do solo feito à base de resíduo de giz

qui, 12/05/2016 - 9h15 | Do Portal do Governo

Um giz foi responsável pela ‘revolução’ na vida de um estudante da rede estadual. Jonathan Felipe da Silva Santos, ex-interno da Fundação Casa na região de Araçatuba, foi escolhido a revelação da Feira de Ciências da Educação de São Paulo. Para a competição aberta a alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental (8º e 9º ano) e Ensino Médio de todo o Estado, Jonathan formulou um composto para correção da acidez do solo feito à base de resíduo de giz. O trabalho foi um dos seis finalistas da edição 2016, encerrada na última segunda-feira, 9.

Além de garantir um lugar no pódio, a dedicação ao estudo (e mais uma vez, o giz) também abriu um caminho promissor ao jovem. Agora, já fora da Fundação, Jonathan quer ir mais longe. A ideia é cursar a faculdade de Medicina Veterinária nos próximos anos. Para o jovem, boa parte dessas conquistas foi possível graças ao apoio dos educadores.

Vencedores 2016

Neste ano, o prêmio foi entregue a Leandro Leomar Borges Rastelli, da E.E. Afonso Cáfaro, em Fernandópolis. O projeto intitulado “Comigo-ninguém-pode, muito menos o Aedes” tem como resultado final a formulação de um inseticida criado a partir da planta para o combate ao mosquito transmissor da zika, dengue e chikungunya. Com apenas 15 anos, o estudante já tem expectativas para o futuro.

Veja aqui a lista de vencedores da Feira de Ciências da rede estadual em 2016

Os outros dois lugares do pódio foram conquistados por estudantes do Vale do Paraíba e do Vale do Ribeira. Com a criação de um telhado que filtra a água da chuva, os alunos da E.E. Newton Câmara Leal Barros, de Taubaté, garantiram o segundo lugar. Um grande exemplo de reciclagem, o projeto dos estudantes da E.E. Maria Santana de Almeida, do município de Sete Barras, foi o terceiro colocado da feira. Os alunos criaram um tijolo feito a partir da reciclagem de papelão e uso de bananeiras.

Como premiação, os finalistas visitaram nesta terça-feira, 10, o Instituto Butantan e o Catavento Cultural, na capital. Os alunos também ganharam cursos, kits e participaram da Semana de Tecnologia Digital promovida pela CISCO no Rio de Janeiro. A empresa é parceira da Feira de Ciências. Os dois primeiros colocados participaram ainda da Mostra de Ciência e Tecnologia, no Rio Grande do Sul.

Da Secretaria da Educação