Evolução na qualidade dos trabalhos é marca do Prêmio Mario Covas

Vencedores serão anunciados nesta segunda-feira, dia 27

dom, 26/05/2013 - 18h50 | Do Portal do Governo

Nesta segunda-feira, 27, quando forem anunciados os vencedores da 9ª edição do Prêmio Mário Covas, na Sala São Paulo, mais uma etapa de um importante processo, que teve início em 2004, terá se cumprido.

Desde aquele ano, quando, por iniciativa do governador Geraldo Alckmin, aconteceu a primeira edição, centenas de práticas que objetivam otimizar a efetividade do serviço público foram apresentadas. Bom para a população e para o Estado, que só ganham com elas.

O número de inscritos, a qualidade dos projetos apresentados e a adesão ao Prêmio segue uma crescente interessante. Em 2004, participavam apenas servidores estaduais. Já em 2011, uma mudança importante deu uma nova dinâmica ao “Mario Covas”: gestores municipais e a sociedade civil passaram a participar.

Agora, nove anos depois, a Secretaria de Gestão Pública, por meio da Fundação de Desenvolvimento Administrativo, que organiza o Prêmio, registrou 411 inscritos e 221 projetos válidos; ideias desenvolvidas dentro dos órgãos públicos e que primam pela excelência. A Fundação Mario Covas, responsável pela maior parte do acervo existente sobre um dos políticos mais respeitados do Estado e do país, também apoia a iniciativa.

Mario Covas e o Prêmio

O secretário de Gestão Pública do Estado, Davi Zaia, destaca todo o histórico de sucesso de Covas. “Com o Prêmio, fazemos esta homenagem e reverenciamos Mario Covas. Ele, em todas as suas ações, sempre primou pela otimização nos serviços oferecidos à população. Tanto que idealizou o Poupatempo, um dos principais programas de atendimentos ao cidadão do Brasil”, ressalta.

O principal objetivo da iniciativa, segundo Zaia, era deixar os servidores preparados para desenvolver bem as funções. “No começo, o governador Alckmin queria saber como caminhavam os serviços. Ele queria aumentar a efetividade e diminuir o gasto. O prêmio surgiu para estimular os funcionários a desenvolver esses serviços, descobrir lideranças, incentivar a interação e fortalecer o trabalho em equipe”, aponta.

Qualidade

Graziella Caleffi Ramos, diretora de Formação Profissional da Fundap, também acompanha a evolução do evento. Ela trabalha no Prêmio Mario Covas desde a primeira edição junto às bancas avaliadoras e julgadoras e observa que a qualidade dos trabalhos cresce a cada edição. “Eles se preocupam muito com o que apresentam. As equipes estão cada vez maiores, com 10, 15 integrantes e isso é importantíssimo para o próprio dia-a-dia do trabalho”, analisa.

Segundo ela, vários exemplos premiados foram replicados em outros órgãos, o que dissemina boas ideias. “Ações das secretarias de Educação e Segurança Pública são algumas delas”. E relembra: “um projeto do hospital Dante Pazzanese, de otimização na distribuição de remédios e combate ao desperdício também se destacou muito”.

Importância

Para Gustavo Covas Lopes, presidente da Fundação Mario Covas e neto do governador homenageado, o prêmio é de suma importância. “Premiarmos as melhores iniciativas é um sinal de reconhecimento àqueles que, na prática, exercem uma política justa, ideário de nosso patrono. São premiados aqueles que visam à sociedade e o bem estar de todos como bem maior”.

Segundo ele, a Fundação tem como bandeira o slogan “Por democracia e boa governança. “A evolução (do Prêmio) vem ao encontro da atuação da Fundação Mario Covas, e nós trabalhamos para que a cada ano esta premiação tenha mais candidatos e que as suas ações sejam cada vez mais qualificadas”.

Por fim, o presidente Covas Lopes destaca uma inovação que é elaborada pela Fundação. “Estamos criando o ‘Banco Virtual de Boas Práticas Públicas’, que será alimentado, inicialmente, com as práticas premiadas até hoje”. De acordo com ele, a intenção é que servidores públicos, vereadores, prefeitos e deputados passem a alimentá-lo. “Nosso intuito é que outros agentes públicos de qualquer lugar tenham uma fonte confiável de boas práticas”, finalizou.

Serviço

Prêmio Mario Covas – 9ª edição

Cerimônia de premiação: Segunda-feira, 27 de maio, às 20 horas

Local: Sala São Paulo – Praça Júlio Prestes, 16 – São Paulo/SP

Finalistas: 58 finalistas divididos em quatro categorias (Inovação em Gestão Estadual, Inovação em Gestão Municipal, Cidadania em Rede e Governo Aberto).

Informações: www.premiomariocovas.sp.gov.br

Da Secretaria de Gestão Pública