Evento online mostrará aos alunos da rede como funciona o sistema de tratamento de água

Ação é uma parceria da Secretaria da Educação com a Sabesp; além dos alunos, qualquer pessoa poderá acompanhar a transmissão pela internet

sex, 12/06/2015 - 20h05 | Do Portal do Governo

Na próxima terça-feira, 16, a Secretaria da Educação, por meio da Escola Virtual de Programas Educacionais (Evesp), realizará um evento online que possibilitará aos 4 milhões de alunos da rede estadual paulista visitar e entender como funciona todo o processo de captação, filtragem e distribuição da água que chega até as residências.

Em parceria com a Sabesp, o “Tour Virtual pela Estação de Tratamento de Água” mostrará em tempo real todas as etapas da estação de tratamento da água, desde o processo químico que acontece nos laboratórios, até o momento em que o líquido indispensável para a vida humana chega às torneiras das diversas casas espalhadas pela cidade. Atualmente, o sistema é composto por 214 estações e é responsável pelo tratamento de mais de 100 mil litros por segundo.

Toda a ação poderá ser acompanhada por alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA), ex-alunos da rede estadual e qualquer pessoa interessada, por meio de um link no Youtube, que será disponibilizado em dois horários: às 10h e às 14h. O evento será apresentado pelo grupo Ciência em Show.

“Não há restrição de participação. O evento será aberto a qualquer pessoa. Algumas escolas poderão fazer perguntas por hangout, em tempo real. Já as demais poderão enviar suas perguntas pelo link da transmissão”, afirma Ana Carolina Lafemina, coordenadora da Evesp.

Ao final, todo o conteúdo do evento será salvo e disponibilizado no site da Evesp, com o objetivo de que os professores possam trabalhar em sala de aula questões envolvendo a utilização da água.

A iniciativa é uma das atividades realizadas na rede para comemorar a Semana do Meio Ambiente. As unidades de ensino, de acordo com a faixa etária e ciclo, organizarão palestras, exposições e ações para alertar os alunos sobre a preservação da nossa fauna e flora, além das consequências para a população de áreas ribeirinhas e próximas a Mata Atlântica. O tema também faz parte do currículo do Ensino Fundamental e Ensino Médio das disciplinas de Biologia, Química e Geografia.

Da Secretaria da Educação