Etecs encerram primeira fase de desafio do Google para criar startup

Os melhores projetos de cada uma das dez escolas participantes serão classificados para a próxima fase, que será realizada pela internet, em outubro

sex, 23/09/2016 - 14h20 | Do Portal do Governo

As Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) Profª Doroti Quiomi Kanashiro Toyohara (Pirituba, na capital) e Benedito Storani (Jundiaí), encerram neste sábado, 24, a primeira fase do StartUp in School, promovido pelo Google, em parceria com o Centro Paula Souza.

No último fim de semana, 50 alunos de cada escola participaram de uma experiência de mentoria e capacitação para criar as próprias startups de aplicativos para plataformas móveis. Eles foram separados em grupos mistos para pensar soluções tecnológicas para problemas reais.

“O jeito de ensinar a analisar problemas foi o mais legal do primeiro dia. Achei que ia sentar na frente do computador e programar, mas tivemos que nos unir a pessoas com quem nunca falamos e organizar, avaliar e depois idealizar nosso aplicativo”, conta Vitória Batista da Silva, aluna do curso técnico de Eventos integrado ao Ensino Médio da Etec Pirituba.

Ela e seus colegas apresentarão para a equipe do Google um projeto que pretende facilitar a localização e contato com oficinas mecânicas.

A primeira etapa do StartUp in School já foi realizada em oito Etecs e está na reta final. Os melhores projetos de cada uma das dez escolas participantes serão classificados para a próxima fase, que será realizada pela internet, em outubro. Os três grupos vitoriosos participarão de um Day Camp na sede do Google em São Paulo e receberão mentoria para dar continuidade ao aplicativo idealizado.

O evento já foi levado a oito Etecs localizadas nos municípios de Campinas (Bento Quirino), Itatiba (Rosa Perrone Scavone), São Caetano do Sul (Jorge Street), São Paulo (Guaracy Silveira, Parque da Juventude, São Paulo e Sebrae) e São Vicente (Doutora Ruth Cardoso).

Sobre o Centro Paula Souza

Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, o Centro Paula Souza administra as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e as Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos técnicos, sob a supervisão de uma Etec -, em mais 300 municípios paulistas.

As Etecs atendem mais de 208 mil estudantes nos Ensinos Médio, Técnico integrado ao Médio e no Ensino Técnico, para os setores Industrial, Agropecuário e de Serviços. Nas Fatecs, o número de alunos matriculados nos cursos de graduação tecnológica ultrapassa 75 mil.

Assessoria de Comunicação
Centro Paula Souza
(11) 3324-3355 / 3324-3362 / 3324-3363
imprensa@cps.sp.gov.br
www.cps.sp.gov.br