Etecs e Fatecs vão transformar caça-níqueis apreendidos em equipamentos de utilidade pública

Convênio com Tribunal de Justiça permitirá doações a 38 unidades administradas pelo Centro Paula Souza no Estado

ter, 03/12/2013 - 12h23 | Do Portal do Governo

Um convênio firmado entre o Centro Paula Souza e o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo vai permitir que as Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) e Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) recebam máquinas caça-níqueis apreendidas pela polícia para transformá-las em equipamentos de utilidade pública.

A parceria envolve 25 Etecs e 13 Fatecs com cursos em áreas em que o aproveitamento das peças pode ser feito pelos alunos. No Brasil, o jogo é considerado contravenção penal e máquinas de caça-níqueis ou vídeo pôquer são apreendidas pela polícia. Na sequência, um juiz decreta seu perdimento e é preciso providenciar o descarte adequado do equipamento, que pode conter material contaminante, como o chumbo.

A ideia de doar as máquinas para as unidades do Centro Paula Souza começou em Tatuí, onde a Justiça fez a primeira doação em 2009. Até agora, a Fatec da cidade já recebeu 2.322 equipamentos. A partir desse material foi possível montar um laboratório de hardware para os alunos e criar um banco de componentes, para que os estudantes desenvolvam protótipos de seus projetos, reciclando as peças. Além disso, o que é retirado dos caça-níqueis se transforma em totens de consulta à internet que estão espalhados pela cidade.

Não há estimativa de quantas máquinas serão doadas, já que esse número depende das apreensões. Cada unidade pode receber um número ilimitado de equipamentos.

Sobre o Centro Paula Souza

Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, o Centro Paula Souza administra Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos técnicos, sob a supervisão de uma Etec -, em 276 municípios paulistas.

As Etecs atendem mais de 216 mil estudantes nos Ensinos Médio, Técnico integrado ao Médio e no Ensino Técnico, para os setores Industrial, Agropecuário e de Serviços. Nas Fatecs, o número de alunos matriculados nos cursos de graduação tecnológica ultrapassa 64 mil.

Centro Paula Souza
(11) 3324-3355 / 3363