Etecs e Fatecs investem na profissionalização de pessoas com deficiência

Centro Paula Souza desenvolve série de ações inclusivas para estimular formação profissional de deficientes para o mercado de trabalho

qui, 01/12/2016 - 12h46 | Do Portal do Governo

Em homenagem ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado em 3 de dezembro, o Centro Paula Souza (CPS) apresenta um balanço das ações que fazem da instituição um modelo para inclusão dos deficientes no mercado de trabalho.
Nas Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais são atendidos atualmente 375 alunos que apresentam algum tipo de deficiência física, intelectual, visual, auditiva ou múltipla, em 165 das 286 Etecs e Fatecs em todo o Estado.

O Centro Paula Souza investiu nos últimos anos mais de R$ 600 mil na compra de móveis e equipamentos para auxiliar os estudantes com deficiência na sala de aula e nos estudos extraclasse. São diversos aparelhos, como lupas eletrônicas, leitores de texto digitais, scanners especiais e máquinas de escrever em braille, além de carteiras adaptadas para cadeira de rodas.

“O deficiente recebe tratamento especializado por professores capacitados que dispõem de tecnologia assistiva de última geração, oferecendo uma boa condição de aprendizagem e maior autonomia para o aluno”, afirma a assessora de Inclusão da Pessoa com Deficiência do Centro Paula Souza, Alessandra Costa.

Cultura inclusiva

A inclusão começa no processo seletivo. Na ficha de inscrição, o candidato pode solicitar atendimento diferenciado, como prova em braille ou ampliada, intérprete de libras ou escolha do melhor local para fazer o exame.

Ao ingressar na instituição, o aluno é entrevistado para que sejam definidas as tecnologias assistivas e a metodologia de ensino adequada. Os professores são constantemente capacitados para atender necessidades específicas do estudante com deficiência.

Nos últimos cinco anos, foram treinados cerca de 2 mil funcionários em temas como integração, práticas pedagógicas, metodologias de ensino para pessoa com deficiência, tecnologias assistivas, legislação e linguagem de sinais.

A cultura inclusiva também está presente na rotina dos demais alunos da instituição, com seus projetos tecnológicos que todos os anos são destaque em feiras de ciência de todo o País. As iniciativas abordam de aplicativos de celular para facilitar a vida de deficientes visuais, passando por robô para auxiliar na educação de autistas, moda inclusiva, cadeira de rodas motorizada controlada por movimentos da testa, prótese de baixo custo com componentes mecânicos e eletroeletrônicos, entre diversas outras invenções.

Vestibular para o 1º semestre de 2017

O período de inscrição para o processo seletivo das Fatecs, exclusivamente pelo site www.vestibularfatec.com.br, vai até 15 de dezembro. Para se inscrever é necessário preencher a Ficha de Inscrição, imprimir o boleto e pagar a taxa no valor de R$ 75 (em dinheiro), em qualquer agência bancária. A prova será no domingo, 8 de janeiro de 2017. Ao todo, são oferecidas 15.720 vagas para os cursos superiores de tecnologia, distribuídas entre as 66 Fatecs do Estado.

Sobre o Centro Paula Souza

Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, o Centro Paula Souza administra as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e as Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos técnicos, sob a supervisão de uma Etec -, em mais de 300 municípios paulistas. Nas Etecs, o número de matriculados nos Ensinos Médio, Técnico integrado ao Médio e no Ensino Técnico, para os setores Industrial, Agropecuário e de Serviços, ultrapassa 208 mil estudantes. As Fatecs atendem cerca de 80 mil alunos nos cursos de graduação tecnológica

Assessoria de Comunicação do Centro Paula Souza
(11) 3324-3355 / 3324-3362 / 3324-3363
imprensa@cps.sp.gov.br
www.cps.sp.gov.br