Etecs de Campinas e Fernandópolis apresentam projetos na Argentina

Feria Nacional de Educación, Artes, Ciencias y Tecnología expõe trabalhos de nível Técnico e Superior de institutos de diversos países da América Latina

seg, 21/09/2015 - 17h15 | Do Portal do Governo

Até sexta-feira, dia 25, um grupo de quatro alunos e dois professores das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) Bento Quirino (Campinas) e Fernandópolis participa da edição 2015 da Feria Nacional de Educación, Artes, Ciencias y Tecnología da Argentina, na cidade de Puerto Iguazú. O evento expõe trabalhos de nível Técnico e Superior de institutos de diversos países da América Latina.

Os estudantes dos cursos técnicos de Eletrônica e de Informática integrados ao Ensino Médio da Etec de Campinas irão apresentar o projeto Casas ambientalmente inteligentes e os alunos de Açúcar e Álcool da Etec de Fernandópolis vão mostrar seu estudo para Fabricação de vidro a partir de cinzas de cana-de-açúcar. Os dois trabalhos participaram no ano passado da Feira Tecnológica do Centro Paula (Feteps).

A presença das Etecs na mostra internacional é resultado de uma parceria entre o Centro Paula Souza e o ministério de educação da Argentina, por meio do Instituto Nacional de Educación Tecnológica (Inet), que também enviará um grupo de alunos para participar da Feteps 2015, entre os dias 21 e 23 de outubro.

Para a professora responsável por projetos de cooperação internacional das Etecs, Margarete dos Santos, o intercâmbio de projetos traz novos conhecimentos e serve de estímulo para os jovens tirarem suas ideias do papel. “Além de ser uma oportunidade para os alunos expandirem seus horizontes, a interligação entre duas grandes feiras de ciência de diferentes países contribui para a solidificação do ensino técnico internacionalmente”, afirma.

Conheça os projetos:

Casas ambientalmente inteligentes

Sistema eletrônico de monitoramento de consumo de água e energia elétrica, com acesso às informações em tempo real, via dispositivos móveis. O projeto ajuda a identificar falhas em aparelhos, dutos e tubos, além de orientar na manutenção preventiva para melhora a distribuição de água e energia. O sistema ainda reutiliza computadores considerados obsoletos ou ultrapassados, que podem ser acoplados aos medidores de consumo para fazer o processamento das estatísticas, incentivando a reciclagem tecnológica.

Autores: José Ribeiro Neto, Paulo Lucas Rodrigues Lacerda e Ricardo Keitha Suzuki Goshima. Colaboração: Renê Ferrante Neto. Professor orientador: Tiago Jesus de Souza.

Fabricação de vidro a partir de cinzas de cana-de-açúcar

Trata-se de um método para transformar cinzas da queima do bagaço de cana-de-açúcar em sílica, material utilizado na fabricação de vidro. Após a moagem da cana, as usinas costumam aproveitar o bagaço da planta para cogeração de energia elétrica, por meio da sua queima em caldeiras de alta temperatura. Os estudantes encontraram uma maneira de usar as cinzas resultantes desse processo. Além de contribuir com o meio ambiente, o projeto apresenta uma nova alternativa para a indústria do vidro. O trabalho foi um dos vencedores da Feteps de 2014, tendo conquistado o primeiro lugar na Categoria Tecnologia Química.

Autores: Josiane de Souza Freitas, Marcos Antonio do Nascimento e Moisés Rocha Castro. Professora orientadora: Taís Marino Batista.

Do Centro Paula Souza