Etecs apresentam 29 projetos na Febrace 2013

11ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, Criatividade e Inovação acontece na Universidade de São Paulo, na capital, entre os dias 12 e 14 de março

sáb, 02/03/2013 - 10h07 | Do Portal do Governo

Entre os dias 12 e 14 de março, alunos de 16 Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) apresentam 29 projetos na mostra dos finalistas da 11ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, Criatividade e Inovação (Febrace). O evento acontece na Universidade de São Paulo (USP), na capital. Os trabalhos vão competir com mais de 300 projetos selecionados entre os 1.898 inscritos. Participam da feira estudantes dos ensinos Fundamental (8ª e 9ª séries), Médio e Técnico de todo o país.

As Etecs dos seguintes municípios estão classificadas para a final: Barretos (Cel. Raphael Brandão); Dracena (Profª. Carmelina Barbosa); Franca (Prof. Carmelino Corrêa Júnior); Guaratinguetá (Professor Alfredo de Barros Santos); Limeira (Trajano Camargo); Monte Mor (Monte Mor); São Bernardo do Campo (Lauro Gomes); Santo André (Júlio de Mesquita); Pirassununga (Tenente Aviador Gustavo Klug); Ribeirão Pires (Ribeirão Pires); São Paulo (Carlos de Campos, Getúlio Vargas, Guaianases e Heliópolis); Suzano (Suzano) e Tatuí (Salles Gomes).

Confira os projetos de cada unidade

Os trabalhos concorrem em sete categorias: Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Engenharia.

Os prêmios para os vencedores incluem troféus e medalhas para os destaques de cada categoria, equipamentos, bolsas de estudo, estágios e certificados de organizações em várias áreas. Em 2012, alunas da Etec Conselheiro Antonio Prado, de Campinas, venceram em Ciências Agrárias com um projeto de embalagens ecológicas para mudas.

Nesta edição, nove projetos serão selecionados para participar da Feira Internacional de Ciências e Engenharia da Intel (Intel ISEF), que será realizada de 12 a 17 de maio, em Phoenix (EUA). A viagem é considerada o prêmio máximo da Febrace. Em 2011, alunos da Etec Getúlio Vargas, de São Paulo, alcançaram o quarto lugar na categoria Ciências Ambientais no evento realizado em Los Angeles (EUA). Estudantes de Etecs já foram à Intel ISEF em outras quatro edições: 2010 (Prof. Carmelino Corrêa Júnior, de Franca, e Getúlio Vargas, da Capital), 2008 (Trajano Camargo, de Limeira), 2007(Getulio Vargas) e 2004 (Polivalente, de Americana).

A Febrace é organizada pelo Laboratório de Sistemas Integráveis da Poli e tem como objetivo incentivar os jovens a usarem imaginação, criatividade e inovação no desenvolvimento de projetos científicos.

Serviço

Data: 12 a 14 de março

Local: Estacionamento da Escola Politécnica da USP – Av. Prof. Luciano Gualberto, nº 3 – travessa 3 – Cidade Universitária – São Paulo/SP

Entrada: gratuita

Do Centro Paula Souza