Etecs apresentam 27 projetos na 12ª Febrace

Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, Criatividade e Inovação acontece de 18 a 20 de março na Escola Politécnica da USP

ter, 18/03/2014 - 12h21 | Do Portal do Governo

Começou nesta terça-feira, 18, a 12ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, Criatividade e Inovação (Febrace), que apresentará 27 projetos desenvolvidos por 18 Escolas Técnicas (Etecs) estaduais localizadas nos municípios de Franca, Itanhaém, Jacareí, Limeira, Monte Mor, Osasco, Piedade, Santa Bárbara D’Oeste, São Paulo, Suzano e Ribeirão Pires.

Os classificados pelas Etecs concorrem com mais de 300 projetos de estudantes dos ensinos Fundamental (8ª e 9ª séries), Médio e Técnico de todo o país. Esta edição recebeu cerca de 1.800 inscrições.

Alguns dos trabalhos que estarão expostos foram selecionados por terem se destacado em outras competições, como a 7ª Feira Tecnológica do Centro Paula Souza (Feteps) e a Mostra Paulista de Ciências e Engenharia (MOP).

Os escolhidos pelo júri serão contemplados com medalhas, troféus, certificados e equipamentos eletrônicos, além de estágios, bolsas de estudo e visitas monitoradas às empresas parceiras. A cada edição do evento são selecionados nove projetos para participar da Feira Internacional de Ciências e Engenharia (Intel ISEF), que está entre as maiores feiras de ciências e engenharia do mundo. O público também poderá votar no projeto mais popular pelo site.

A Febrace é organizada pelo Laboratório de Sistemas Integráveis da Poli e tem como objetivo incentivar os jovens a usarem imaginação, criatividade e inovação no desenvolvimento de projetos científicos.

No ano passado, a Etec de Heliópolis ganhou o primeiro lugar com o projeto Sementuca, que transforma bitucas de cigarros em papel reciclado. Além disso, Etecs já venceram em outras quatro edições e ganharam a viagem à Intel ISEF: 2010 (Prof. Carmelino Corrêa Júnior, de Franca, e Getúlio Vargas, da Capital), 2008 (Trajano Camargo, de Limeira), 2007(Getulio Vargas) e 2004 (Polivalente, de Americana). Em 2011, alunos da Etec Getúlio Vargas, de São Paulo, conquistaram o quarto lugar na categoria Ciências Ambientais.

Serviço

Data: 18 a 20 de março

Horário: 14h às 19h

Local: Estacionamento da Escola Politécnica da USP – Av. Prof. Luciano Gualberto, nº 3 – travessa 3 – Cidade Universitária – São Paulo/SP

Entrada gratuita

Do Centro Paula Souza