Etec recolhe materiais de construção para reformar instituição beneficente

Projeto de alunos do curso de Logística da Etec de Nova Odessa usa como inspiração a filosofia japonesa dos 5S

qua, 17/08/2016 - 12h39 | Do Portal do Governo

Alunos do curso de Logística da Escola Técnica Estadual (Etec) de Nova Odessa colocaram em prática os conhecimentos técnicos aprendidos em aula para recolher e reaproveitar sobras de materiais de construção em prol do meio ambiente e da solidariedade. O projeto 5S Social – Impactando vidas nasceu em março para conscientizar a comunidade sobre a importância de recolher resíduos e reduzir o lixo como forma de eliminar insetos e pragas e ainda aproveitar itens em bom estado em obras e reformas de instituições beneficentes da cidade.

Os jovens usaram como inspiração a filosofia japonesa dos 5S, que faz referência a cinco palavras que em japonês começam com S. Em português, se convencionou colocar a expressão “senso de” à frente, visando manter o mesmo nome e designar a ideia principal de cada etapa: senso de utilização, senso de organização, senso de limpeza, senso de saúde e higiene e senso de disciplina.

Eles foram a campo e arrecadaram 2 mil blocos de cimento, 2 mil telhas de barro, 1,4 mil tijolos, 15 sacos de cimento, 15 metros de piso, 6 metros de areia e 2 metros de pedra, entre outros materiais. Com o apoio de pais, professores, voluntários e representantes da prefeitura, os alunos já estão erguendo cinco ambientes para a Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos de Nova Odessa (Apadano), primeira instituição da cidade a ser beneficiada pelo projeto.

“Como o 5S é uma ferramenta de muita valia para a Logística, decidimos nomear o projeto como 5S Social – Impactando vidas, pois o reflexo da reutilização dos materiais afeta de forma positiva a vida de várias pessoas: desde a instituição que está recebendo a reforma, passando pelas pessoas que estão doando os materiais não utilizados, até a sociedade que se beneficia da eliminação de focos de mosquito, insetos e roedores”, explica o coordenador do projeto e do curso de Logística, Aparecido Cruz.

Fases

O projeto foi dividido em três fases, de março de 2016 a julho de 2017. A primeira inclui a divulgação, a arrecadação de materiais e a construção da recepção e das salas de informática, libras, administração e audiometria para a Apadano. Na segunda etapa, estão previstas as reformas da cozinha e dos banheiros, além da construção de um espaço para carga e descarga. Por último, os estudantes vão cuidar da cobertura da área externa e do paisagismo. Com a ação dos alunos da Etec, a previsão de gastos com as obras que era de R$ 80 mil cairá para quase zero.

“É difícil hoje em dia encontrar pessoas dispostas a se doar. Além dos alunos, temos mães e pais ajudando nas obras. É um trabalho em equipe que ensina sobre partilha e responsabilidade”, afirma Cruz.

O aluno do terceiro módulo de Logística, Rodrigo Aparecido dos Santos, destaca o aprendizado adquirido ao longo do projeto. “É interessante aprender na prática o planejamento do trabalho, a organização do que cada pessoa da equipe precisa fazer e a avaliação do serviço realizado.” Ele ressalta o aspecto gratificante do 5S Social: “A gente sabe que não consegue resolver tudo. Mas o sentimento que tenho é que, quando as pessoas se unem, o resultado é muito positivo”.

Do Centro Paula Souza