Etec Heliópolis vence Desafio 2030 com projeto de horta pedagógica

Espaço para plantio tem ervas aromáticas, hortaliças e Plantas Alimentícias Não Convencionais (Pancs)

qua, 28/08/2019 - 12h33 | Do Portal do Governo

A Escola Técnica Estadual (Etec) Heliópolis, da Capital, foi a vencedora do Prêmio Desafio 2030, entregue na última quinta-feira (22), em São Paulo. A unidade do Centro Paula Souza apresentou o projeto de uma horta que vem sendo desenvolvido na escola. Trabalhos das Etecs Professor Aprígio Gonzaga (Capital) e Francisco Morato também chegaram à etapa final na categoria Ensino Técnico.

O Desafio 2030 é organizado pelo Akatu, Instituto 5 Elementos – Educação para a Sustentabilidade, Reconectta – Educação e Sustentabilidade para um mundo melhor e Virada Sustentável. A competição tem como proposta reconhecer o trabalho desenvolvido nas instituições de Educação Básica, por meio de projetos transformadores ligados aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

A horta criada em Heliópolis leva o nome de Imira Ci, termo que significa planta-mãe em tupi-guarani. Quem se aproxima da área destinada ao cultivo pode ver ora pro nobis, peixinho, taioba, sálvia, cúrcuma, espinafre japonês e manjericões de diversos tipos: zatar, limão, roxo.

Espaço comum

Os alunos do curso técnico de Nutrição e Dietética aproveitam as plantas nos pratos que desenvolvem nas aulas práticas, mas a ideia é que a horta seja coletiva e tenha diversos usos. Por isso, crianças que estudam nas escolas municipais do entorno visitam o local para aprender sobre a terra e seus frutos. O Centro Educacional Unificado (CEU), que compartilha o espaço com a Etec, ofereceu aos seus frequentadores uma oficina de chás e bebidas aromáticas.

“Aprendi muito com a horta e pude ver como ela mexe com as pessoas”, diz a professora Marisa Ferreira de Lima, que coordena a iniciativa. Ela já viu alunos surpresos com as folhas molhadas pelo orvalho ou encantados com o nascimento de uma cenoura. Marisa conta que os vizinhos que gostam de plantas acenam da rua e elogiam o plantio.

De acordo com o diretor da Etec, Edson Yokota, a unidade também desenvolve outras ações ligadas à sustentabilidade: armazena e usa água da chuva, conta com ecoponto para descarte correto de lixo e em breve terá uma composteira, para que resíduos orgânicos se transformem em adubo.

Do Centro Paula Souza