Etec de Ribeirão Pires conquista o 5º Desafio Inova Paula Souza

Ddesafio é uma oportunidade de mostrar as ideias criativas dos estudantes e incentivar o surgimento de novas startups

sex, 27/04/2018 - 20h11 | Do Portal do Governo

Um sistema para troca de lixo reciclável por créditos em produtos, serviços, lojas virtuais e plataformas de jogos digitais, criado por cinco alunos da Escola Técnica Estadual (Etec) Profª Maria Cristina Medeiros, de Ribeirão Pires, é o grande campeão da quinta edição do Desafio Inova Paula Souza de Ideias e Negócios. O projeto Cottroca foi escolhido entre os 36 finalistas de Etecs e Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) que participaram da disputa. Em segundo e terceiro lugar ficaram os projetos Peixe Rei e Pitiú, da Fatec São Paulo. A cerimônia de entrega dos prêmios foi realizada nesta sexta-feira, 27, na sede do Centro Paula Souza (CPS), na capital.

De acordo com a diretora-superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá, o desafio é uma oportunidade de mostrar as ideias criativas dos estudantes e incentivar o surgimento de novas startups. “A educação voltada para o empreendedorismo é o caminho para fortalecer a cultura de inovação e o desenvolvimento de novos negócios”, afirmou.

Durante o evento, foram apresentadas as três melhores propostas de cada uma das 12 categorias do prêmio que chegaram à final. Os projetos foram escolhidos por um grupo de jurados, composto por professores e especialistas convidados, conforme critérios como escopo e relevância da ideia, objetividade no preenchimento do Canvas, clareza do pitch, viabilidade e potencial de execução econômica do projeto, bem como grau de inovação e proteção legal. No total, foram inscritos mais de 2,2 mil projetos de todo o Estado.

Ao final, foram premiados os primeiros colocados de cada eixo tecnológico, além dos três melhores da competição. Também foi entregue o selo unidade empreendedora às dez Etecs e Fatecs que obtiveram maior índice de projetos inscritos no desafio. Confira galeria de fotos da premiação no Flickr. A cerimônia está disponível no Youtube.

 

Do Centro Paula Souza