Um grupo de quatro alunas do Ensino Médio da Escola Técnica Estadual (Etec) Trajano Camargo, de Limeira, criou um jogo de computador para auxiliar estudantes de Ensinos Médio e Superior no aprendizado de Matemática. Batizado de Hariolus, que significa cartomante em latim, o jogo é adivinhatório, e o jogador escolhe um número para que o sistema “adivinhe” qual foi a opção escolhida.
Clara Mascarin, Emilly Zeuri, Laura Carmona Ferreira e Mayara Bizan desenvolveram o programa durante um projeto realizado em parceria com a Faculdade de Tecnologia da Universidade Estadual de Campinas (FT-Unicamp) para estimular meninas e jovens a fazer Ciências Exatas, Engenharia e Computação.
“Além da adivinhação, o jogo desvenda o mistério por trás da ‘mágica’. São apresentadas telas de apoio que mostram ao jogador os fundamentos dos algoritmos e como foram feitos os cálculos que levaram até o número que ele escolheu”, explica Clara.
O trabalho chamou a atenção da Agência Inova Unicamp, que solicitou o registro do programa de computador ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). “O projeto tem uma proposta bem interessante e conta com um grande potencial educativo”, afirma o assessor de Propriedade Intelectual da Inova Unicamp, Ciro de la Cerda.
Oficinas
O software foi desenvolvido durante oficinas na FT-Unicamp, sob supervisão dos professores André Franceschi de Angelis e Adriana Rizzo, orientação de José Carlos Magossi e Elaine Cristina Catapani Poletti, e monitoria de Maressa Rodrigues.
“O jogo mostra de forma divertida a lógica que envolve a programação, fazendo o jovem perceber que a Matemática não é um bicho de sete cabeças”, ressalta Angelis.
De acordo com os autores, após o deferimento do registro no INPI, o jogo ficará disponível para download gratuito na internet, como uma ferramenta de software livre na área educacional.
Do Centro Paula Souza