Etec de Itatiba vence Prêmio Construindo a Nação pelo terceiro ano consecutivo

O projeto vencedor, denominado Dispositivos Técnicos para Mobilidade Humana, consiste em um conjunto de equipamentos para pessoas com dificuldade de locomoção

sáb, 15/12/2012 - 13h19 | Do Portal do Governo

A Escola Técnica Estadual (Etec) Rosa Perrone Scavone, de Itatiba, ganhou pelo terceiro ano consecutivo o Prêmio Construindo a Nação, organizado pelo Instituto da Cidadania Brasil, na categoria Ensino Técnico.

O projeto vencedor, denominado Dispositivos Técnicos para Mobilidade Humana, consiste em um conjunto de equipamentos para pessoas com dificuldade de locomoção composto por um andador ergonômico com ajustes para a altura, amortecedores e um banco acoplado para descanso; uma muleta que vira banco; e uma cadeira de rodas com freio a disco com sistema de bicicleta para exercitar os membros superiores. As criações foram apresentadas na Feira Tecnológica do Centro Paula Souza (Feteps) em outubro.

Organizado pelo Instituto da Cidadania Brasil, em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o prêmio envolve mais de seis milhões de estudantes. Inicialmente voltado para São Paulo, desde 2006 alcança 25 Estados.

Participaram do projeto vencedor 37 alunos da Etec Rosa Perrone Scavone. Eles utilizaram conhecimentos adquiridos em sala de aula para desenvolver os equipamentos com tecnologia de baixo custo para pessoas com dificuldade de locomoção – principalmente idosos -, com paralisia dos membros inferiores, com mobilidade reduzida ou pacientes em tratamento de fraturas. Os estudantes visitaram e consultaram entidades como o Asilo São Vicente de Paulo e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), a quem doaram os protótipos.

A Etec de Lins ficou em segundo lugar na mesma categoria, com o projeto 3ª Idade Digital. Alunos dos cursos técnicos em Informática e em Marketing deram aulas de informática para a comunidade, ensinando a usar programas como Word, a navegar na internet e a utilizar as redes sociais.

A cerimônia de entrega de certificados esta prevista para 11 de março de 2013, na Sala São Paulo, na capital.

Prêmio Construindo a Nação

Criado no ano 2000, o Prêmio Construindo a Nação tem o objetivo de destacar e valorizar ações de escolas públicas e privadas no diagnóstico e solução de problemas das comunidades onde estão situadas.

A iniciativa é apoiada pela Fundação Volkswagen e pelo Conselho de Secretários de Educação (Consed).

Do Centro Paula Souza