Etec de Esportes oferece curso de Monitor de Esportes Radicais

Curso não exige nível de escolaridade; basta ter a partir de 16 anos de idade para se inscrever

seg, 21/05/2018 - 9h12 | Do Portal do Governo

Estão abertas até terça-feira, 22, as inscrições para o curso gratuito de Monitor de Esportes Radicais, na Escola Técnica Estadual (Etec) de Esportes Curt Walter Otto Baumgart, localizada no Parque Novo Mundo, zona norte da Capital. São oferecidas 30 vagas no período da tarde. As aulas serão ministradas de segunda a sexta-feira, durante todo o mês de junho, a partir do dia 4.

De acordo com o Ministério do Turismo, a busca por atividades de aventura tem crescido a cada ano. No entanto, a formação de profissionais que atuam na área não cresce na mesma proporção. “A formação busca minimizar essa deficiência, além de proporcionar oportunidade de qualificação e empregabilidade neste setor”, explica a coordenadora do curso, Camila Ferreira.

Esta será a terceira turma do curso, que já formou 55 profissionais desde o ano passado.

Mercado

A educadora afirma que o mercado de trabalho para monitores de esportes radicais é vasto. Os profissionais podem atuar em empresas ligadas ao turismo de aventura, organizações que se dedicam ao desenvolvimento dos esportes radicais e atividades desenvolvidas pelo poder público, entre outros, seja com foco esportivo ou turístico.

“O Brasil é privilegiado por reunir riquezas como florestas, pantanal, cerrado, mais de 7 mil quilômetros de litoral e a maior bacia hidrográfica do planeta”, diz Camila.

Formação ampla

Desenvolvido pela Unidade de Formação Inicial e Educação Continuada (Ufiec) do Centro Paula Souza com a colaboração de professores da Etec de Esportes, o curso não exige nível de escolaridade. Basta ter a partir de 16 anos de idade para  se inscrever.

Apesar de ser uma formação básica, o curso abrange diversas modalidades e disciplinas correlatas, por meio de aulas teóricas e práticas: rapel, trekking, montanhismo, escalada, canoagem, arvorismo, orientação, primeiros socorros, nós e laçadas, trabalho com bússola, noções de procedimentos e utilização de equipamentos de segurança nas diversas práticas, entre outros conhecimentos e habilidades.

Serviço

Inscrições para curso de Monitor de Esportes Radicais

  • Para se inscrever é necessário apresentar original e cópia dos seguintes documentos: RG, CPF e comprovante de residência atual

Data: 21 e 22 de maio

Horário: das 9 às 12 horas e das 14 às 16 horas

Local: Etec de Esportes Curt Walter Otto Baumgart – Rua Paulo Lorenzani, s/nº – Parque Novo Mundo – São Paulo/SP

Do Centro Paula Souza