A avaliação de desempenho dos funcionários de uma organização, qualquer que seja o seu tamanho, só será de fato uma ferramenta eficaz de gestão se acompanhada de medidas que ajudem os empregados a superar seus pontos fracos. A ideia de estimular e facilitar esse processo, principalmente para as micro e pequenas empresas, levou alunos da Escola Técnica Estadual (Etec) de Cerquilho a criar o projeto “Chamar”, vencedor da Categoria Gestão e Ciências Econômicas da 9ª Feira de Tecnologia do Centro Paula Souza (Feteps) realizada em outubro de 2015.
A proposta prevê a criação de um aplicativo para celulares que acompanhe, em tempo quase real, o plano de desenvolvimento de cada funcionário, no sentido de aprimorar suas competências, e permita aos gestores motivar sua equipe. “Esse modelo deverá estimular as micro e pequenas empresas a implantar avaliações de desempenho, o que hoje muitas não fazem”, diz a professora Camila Alves dos Santos Diniz, orientadora do grupo que contou com a participação dos alunos Danielly Cristina Candido da Silva, Lucca Guberovich Conelheiro e Paloma Paes Bagattine.
O nome escolhido – Chamar – compreende uma revisão do tradicional conceito de competência: Conhecimento, Habilidade e Atitude (CHA), acrescido do compromisso para se chegar aos melhores resultados: Motivação, Amor, Resultados (MAR). Entre os objetivos do projeto estão viabilizar o mapeamento de competências aplicável, tornando-o participativo e conhecido em todos os níveis organizacionais; transformar os métodos tradicionais em inovadores; e criar um aplicativo móvel que reduza custos e agilize a obtenção dos resultados das avaliações.
De olho no mercado
Na avaliação de Camila, o projeto tem grandes chances de sucesso no mercado. “Já entramos em contato com um representante da empresa Júnior da unidade do Sebrae aqui da região e agora aguardamos uma resposta”, diz. O primeiro passo será encontrar um parceiro para desenvolver o aplicativo. Além do apoio do Sebrae, a equipe também está conversando com empresas locais e até com outras Etecs que possam ajudar no desenvolvimento do software.
A professora ressalta que o aplicativo não visa eliminar a imprescindível etapa de feedback ao colaborador, que consiste na devolutiva da liderança ao funcionário quanto aos resultados obtidos no processo de mapeamento das competências. O objetivo é deixar o processo mais ágil e eficaz, para que avaliador e avaliado possam controlar formalmente e efetivamente o plano de ação.
Sobre o Centro Paula Souza – Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, o Centro Paula Souza administra as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e as Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos técnicos, sob a supervisão de uma Etec -, em mais 300 municípios paulistas. As Etecs atendem mais de 208 mil estudantes nos Ensinos Médio, Técnico integrado ao Médio e no Ensino Técnico, para os setores Industrial, Agropecuário e de Serviços. Nas Fatecs, o número de alunos matriculados nos cursos de graduação tecnológica ultrapassa 75 mil.
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