Etec de Avaré oferece curso de informática para deficientes visuais

Durante as aulas, o aluno aprende a enviar e-mails, criar textos e planilhas, interagir nas redes sociais e fazer pesquisas na internet

ter, 06/03/2018 - 13h33 | Do Portal do Governo

Iniciativa da Etec Fausto Mazzola, de Avaré, em parceria com a Secretaria dos Direitos das Pessoas com Deficiência (SDPD) do município, a terceira edição do curso de informática para deficientes visuais começou na sexta-feira, 2. A Prefeitura fez a seleção dos candidatos.

Aberto à comunidade, o curso é gratuito com aulas uma vez por semana, ministradas pelo professor da Etec João Neto. “A proposta é ensinar alunos com perda total ou parcial da visão a utilizar ferramentas que facilitem a acessibilidade à internet.”

Durante as aulas, o aluno aprende a receber e enviar e-mails, criar textos e planilhas, além de interagir pelas redes sociais e fazer pesquisas na internet. Para facilitar a inclusão digital dos deficientes visuais, há o auxílio de programas como Dosvox, sistema de síntese de voz, e NVDA, plataforma para leitura de tela.

De acordo com João Neto, as edições anteriores tiveram de 6 a 12 alunos. Para saber mais sobre o projeto, os critérios de seleção da Prefeitura e outras informações, entre em contato com a SDPD, pelo número (14) 3732-8844 ou pelo e-mail smdpd@avare.sp.gov.br.

Do Centro Paula Souza