Etec de Americana tem 14 projetos em pré-incubação

Incubadora de Empresas de Americana avaliará, em um período de seis a nove meses, se os projetos têm viabilidade de mercado

sex, 02/03/2018 - 10h14 | Do Portal do Governo

Quatorze projetos desenvolvidos por estudantes da Escola Técnica Estadual (Etec) Polivalente de Americana, na região de Campinas, foram selecionados para o primeiro Programa de Pré-Incubação (PPI) da Incubadora de Empresas de Americana, que começou nesta quarta-feira, 28 de fevereiro. O objetivo da iniciativa é avaliar, em um período de seis a nove meses, se os projetos têm viabilidade de mercado.

Os trabalhos foram escolhidos entre 140 projetos dos alunos dos Ensinos Médio, Técnico e Técnico Integrado ao Médio apresentados na 18ª Expotec, evento cultural, científico e tecnológico realizado pela Etec em novembro do ano passado.

“Selecionamos os projetos nos quais identificamos aspectos inovadores”, explica a gestora da incubadora, Pâmela Merique. “A ideia agora é ajudar os estudantes a desenvolver melhor a ideia, montar um plano de negócio e identificar clientes, entre outras orientações.”

Continuidade

Depois do PPI, os projetos que apresentarem potencial de se transformar em empresas poderão se tornar incubados residentes, recebendo acompanhamento, consultoria e monitoria durante até três anos.

A previsão é de que o Programa de Pré-Incubação ocorra todo ano. “Queremos fazer ações contínuas com os estudantes para tentar plantar a semente da inovação antes mesmo de começarem a desenvolver os trabalhos de conclusão de curso”, afirma Pâmela.

“Os alunos estão muito empolgados. A possibilidade de desenvolver melhor a ideia, da perspectiva de futuro, é uma maneira de incentivá-los a dar o melhor deles nos projetos”, diz a diretora da Etec Polivalente de Americana, Mary Damiani.

Do Centro Paula Souza