Etec cria plataforma colaborativa para conectar jovens em projetos culturais

Grupo de alunos do curso de Multimídia da Escola Técnica Estadual (Etec) Jornalista Roberto Marinho desenvolveu a ferramenta

ter, 11/08/2015 - 9h11 | Do Portal do Governo

Um grupo de alunos do curso de Multimídia da Escola Técnica Estadual (Etec) Jornalista Roberto Marinho desenvolveu uma plataforma on-line para auxiliar gratuitamente outros jovens interessados em encontrar parceiros para realização de projetos colaborativos nas áreas de produção cultural e design.

Batizado com o nome de Crowd Plataforma Colaborativa, o sistema está disponível no endereço www.sitecrowd.com.br, onde é possível inscrever um projeto ou navegar pelas iniciativas existentes e verificar qual é o tipo de parceria que os autores das propostas necessitam. O interessado em colaborar pode entrar em contato diretamente com o responsável pelo anúncio para atuarem em conjunto.

A plataforma foi criada pelos alunos Danilo Borges, Gabriela Melo, Jonathan Pereira, Leticia Tavares, Raphael Silva e Thaís Cristina, sob orientação do professor Danilo Santos, a partir do conceito de “crowdsourcing” – atividade on-line participativa que estimula voluntários na realização de tarefas variadas, como desenvolvimento de tecnologias, produtos, serviços e conteúdos.

De acordo com a aluna Gabriela Melo, de 18 anos, muitos jovens recém-formados encontram dificuldade para entrar no mercado de trabalho devido à falta de experiência e portfólio. “O objetivo do Crowd é auxiliar os jovens a tirar suas ideias do papel e construir portfólios em conjunto.” Para ela, ao mesmo tempo em que ajuda os jovens a colocar seus conhecimentos em ação, adquirir novas habilidades e fazer networking, a plataforma contribui com a disseminação da arte de um modo geral.

Expectativa

Um dos projetos anunciados na plataforma é do aluno Anderson Santos, do curso de Produção de Áudio e Vídeo, que também estuda na Etec Jornalista Roberto Marinho. Ele decidiu criar um programa de TV na internet sobre a agenda cultural de São Paulo e precisa encontrar parceiros que o ajudem a trabalhar na ideia. Anderson está na expectativa para encontrar interessados com conhecimentos em produção, redação, filmagem e edição de vídeo. “A ideia da plataforma é ótima. Espero que cada vez mais jovens aproveitem o potencial da web para se reunir e desenvolver novos trabalhos de arte e cultura”, ressalta.

Do Centro Paula Souza