Etec cria catálogo digital de plantas do maior parque de Presidente Prudente

Cada espécie vegetal ganhou seu próprio código de leitura, que leva a uma página na internet com dados como nome científico, origem da planta e fotografias das várias etapas de seu ciclo de vida

qui, 10/09/2015 - 9h11 | Do Portal do Governo

Os visitantes do Parque do Povo de Presidente Prudente têm a chance de conhecer e aprender mais sobre a flora da região com apenas alguns toques no celular. A maior área verde da cidade foi escolhida pela Escola Técnica Estadual (Etec) Prof. Dr. Antônio Eufrásio de Toledo para receber o projeto Árvore Digital. Desde o dia 29 de agosto já é possível obter informações sobre 55 espécies de plantas por meio da leitura de QR Code (um código que pode ser lido por uma espécie de scanner, disponível para smartphones).

Cada espécie vegetal ganhou seu próprio código de leitura, que leva a uma página na internet com dados como nome científico, origem da planta e fotografias das várias etapas de seu ciclo de vida.

O conteúdo foi produzido e organizado durante o primeiro semestre pelos estudantes do Curso Técnico e do Técnico Integrado ao Médio em Florestas e informatizado pelos alunos do técnico em Informática, também responsáveis por desenvolver e atualizar o website.

O lançamento do projeto para o público contou com a presença dos estudantes e de seus orientadores, os professores Andreia Salmazo e Plínio Carielo, que organizaram e acompanharam a instalação das primeiras placas para leitura do QR Code na primeira metade das árvores. O secretário municipal do Meio Ambiente de Presidente Prudente, Wilson Portella Rodrigues, acompanhou a atividade.

“O parque tem quase duas mil árvores e vamos colocar plaquinhas de identificação com os codes em aproximadamente duas de cada espécie. Até o final do ano, devemos instalar cerca de 500. Agora começaremos a catalogar as plantas da outra metade do Parque do Povo”, explica Carielo, responsável pelo trabalho de identificação. As informações sobre todos os exemplares vegetais do parque vão ficar disponíveis na internet. Um aplicativo está em desenvolvimento para facilitar o acesso de quem tem smartphones.

Legado

O trabalho também tem caráter de conscientização. A ideia é que a população se familiarize com a riqueza das espécies vegetais de Presidente Prudente e aprenda sobre a importância de sua preservação. O projeto conta com apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

“O projeto é muito importante para conhecer as árvores e por que elas são plantadas. Para a cidade também vai servir como mais uma forma de entretenimento”, conta Lara Beatriz de Oliveira, de 15 anos, aluna do curso técnico de Florestas integrado ao Ensino Médio e uma das responsáveis por relacionar as espécies nativas do parque.

Feteps 2015

O Árvore Digital foi selecionado para ser apresentado durante a Feira Tecnológica do Centro Paula Souza (Feteps) deste ano e vai concorrer na categoria Informática e Ciências da Computação. A exposição dos projetos ocorrerá de 20 a 23 de outubro, na Capital. A entrada é aberta ao público e o evento é uma oportunidade para conhecer os projetos que estudantes de Etecs e Fatecs desenvolvem a partir daquilo que aprendem em sala de aula.

“Participar da Feteps é muito gratificante. Ver que o projeto já foi reconhecido como uma boa ideia e levar os alunos para participar de uma feira internacional é melhor ainda. Realmente incentivamos muito os estudantes a participar do evento”, conta Carielo. “É ainda mais interessante por ser um trabalho que envolve dois cursos de áreas diferentes, mostrando que para haver interação bastam criatividade e força de vontade.”

Do Centro Paula Souza