Estudo do Iamspe mostra que idosos apresentam mais risco de desnutrição

Pesquisa foi realizada com 2,8 mil pacientes do Hospital do Servidor Estadual

sex, 06/12/2013 - 14h56 | Do Portal do Governo

Estudo realizado pelo Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) entre janeiro e maio deste ano mostra que quase metade dos idosos internados no Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), na zona sul da capital paulista, apresenta risco de desnutrição.

O HSPE conta com uma equipe multidisciplinar de terapia nutricional, responsável por estabelecer as diretrizes técnicas administrativas para o adequado atendimento em terapia nutricional, que inclui capacitação dos colaboradores diretos e indiretos e protocolos de avaliação nutricional e de rotinas que envolvam a terapia nutricional (indicação, prescrição, preparação, conservação, transporte, administração e acompanhamento).

Durante os cinco meses, foram avaliados, por meio de fichas de triagem nutricional, dados de 2,8 mil idosos internados, excluindo os que tiveram alta hospitalar ou óbito antes do fim da triagem e pacientes sem condições para avaliação, além dos que estavam internados nos serviços de psiquiatria, pronto-socorro e emergência.

Os resultados apontam que 47,39% dos casos analisados apresentaram risco de desnutrição, com base no método NRS-2002 (Nutritional Risk Screening), indicado para pacientes hospitalizados.

Segundo Fernanda Lima, nutricionista do HSPE, o idoso é mais suscetível a alterações em decorrência das mudanças compatíveis com o envelhecimento, estado nutricional, predisposição genética, inatividade física e patologias frequentemente associadas à idade.

A nutricionista ressalta que diversos fatores estão associados à desnutrição, tais como baixa ingestão alimentar, complicações relacionadas a doenças crônicas, idade avançada e perda de peso involuntária. “Identificar precocemente estes pacientes pode contribuir para a eficácia do tratamento, diminuindo o tempo de internação”, diz.

O Iamspe responde pelo atendimento de 10% da população idosa no Estado de São Paulo. Cerca de 60% dos pacientes internados no HSPE têm 60 anos ou mais e exigem tratamento diferenciado, incluindo o estabelecimento de terapia nutricional específica.

Do Iamspe