Estudantes da Etec de Mogi Guaçu projetam modelo de veículo elétrico automatizado

O AutoCAR Eletric é um dos 36 projetos de Etecs e Fatecs finalistas da quinta edição do Desafio Inova Paula Souza de Ideias e Negócios

seg, 08/01/2018 - 20h06 | Do Portal do Governo

Um protótipo de carro elétrico individual com motor alimentado por duas baterias de motocicleta está fazendo sucesso nos arredores da Escola Técnica Estadual (Etec) Euro Albino de Souza, em Mogi Guaçu, Região de Campinas. Projetado por estudantes do terceiro ano do curso técnico de Automação Industrial integrado ao Ensino Médio, orientados por Márcio Alessandro Castiglioni e Márcio Lúcio Dias Pereira, o projeto AutoCAR Eletric surgiu como um desafio proposto pelos próprios professores.

“Toda a classe encarou a ideia inicialmente como um hobby, mas trabalhamos firme durante o ano inteiro no desenvolvimento do veículo. Fizemos vários testes, rodamos em praça e rua sem saída, a uma velocidade de até 13 quilômetros por hora”, conta o aluno Pedro Moraes Rosa, um dos autores do projeto. “Tivemos um retorno muito bom. As pessoas nos deram bastante incentivo.”

O protótipo dispõe das mesmas funcionalidades elétricas básicas de um carro comum, com faróis, setas, rádio e buzina. Tudo é controlado por uma central multimídia comandada pelo motorista via tablet.

“Agora vamos continuar trabalhando para mostrar que é possível criar um carro elétrico automatizado de baixo custo em tamanho convencional para andar pela cidade”, explica Pedro, recém-formado técnico em Automação Industrial, que pretende dar continuidade ao projeto no decorrer de 2018, enquanto cursará a faculdade de Engenharia de Produção.

  • Veja vídeo sobre o protótipo

Desafio Inova

AutoCAR Eletric é um dos 36 projetos de Etecs e Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) finalistas da quinta edição do Desafio Inova Paula Souza de Ideias e Negócios. A competição tem como objetivo fomentar a pesquisa aplicada e a geração de modelos de negócios, estimulando o surgimento de novas startups.

Pedro Rosa irá representar o projeto na etapa final do concurso ao lado dos colegas Ana Elisa Nogueira, Daniel Luzetti, Isabela Bueno e João Victor Mello Chicaglione. O evento de premiação Melhor dos Melhores está programado para fevereiro, na sede do Centro Paula Souza, na Capital. Serão premiados os primeiros colocados de cada uma das 12 categorias do desafio, além da melhor proposta da competição. Saiba mais

Do Centro Paula Souza