Estrada de Ferro Campos do Jordão ganha 7 novas paradas e modernização

Obras realizadas foram entregues pelo governador Geraldo Alckmin; investimento foi de R$ 9,4 milhões

seg, 13/07/2015 - 10h34 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin entregou nesta sexta-feira, 10, as sete novas paradas da Estrada de Estrada de Ferro Campos do Jordão – EFCJ, além da modernização da via permanente da ferrovia. Também anuncia o retorno à operação plena do Trem de Serra. Por meio da EFCJ, vinculada a Secretaria dos Transportes Metropolitanos, o Estado de São Paulo investiu R$ 9,4 milhões na melhoria e incremento dos serviços.

Sobre as obras

As obras que englobam a construção das sete novas paradas foram iniciadas no final de setembro de 2014 e concluídas em junho de 2015. Elas contemplam a construção de paradas, já dotadas de acessibilidade, para o trecho que atende o Trem de Subúrbio (serviço de transporte regular entre o centro de Pindamonhangaba e o bairro de Piracuama), além da adequação de acessibilidade de seis estações da EFCJ, distribuídas entre Pindamonhangaba, Santo Antônio do Pinhal e Campos do Jordão, além da adaptação de acessibilidade em uma parada já existente no mesmo trecho.

Agora, as novas paradas oferecem rampas para acesso às plataformas com barreiras, guarda-corpo e sinalização tátil, mais a comunicação visual. Já as estações que receberam adaptações, além de todos os itens de acessibilidade e comunicação visual implantados nas paradas, algumas também receberam plataformas elevatórias para assegurar acessibilidade universal dos usuários aos serviços da EFCJ. Foram investidos R$ 3,7 milhões para a realização dessas obras. “É uma ferrovia totalmente eletrificada, ela foi modernizada e estamos além das obras reabrindo o tráfego de Pindamonhangaba a Campos do Jordão, uma ferrovia turística”, comentou o governador Geraldo Alckmin.

A modernização da via permanente, por sua vez, teve início no começo de setembro de 2014 e foi finalizada em junho de 2015. Ela aconteceu entre os quilômetros zero e 23 da ferrovia para atender os serviços do Trem de Serra, Trem Turístico de Piracuama e Trem de Subúrbio, que operam neste trecho.

As obras contemplam a troca de 16 mil metros de trilhos e três mil unidades de dormentes, a implantação de dois mil metros de canaletas de drenagem, a construção de contenção de encostas em quatro pontos da via, melhoria na fixação dos trilhos e dormentes, e a instalação de sinalização nas passagens de nível da área urbana e rural. Foram investidos R$ 5,7 milhões nestas obras de modernização da via.

Da Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos