Estado transfere 1,7 milhão de m² de área verde para Barueri e Santana de Parnaíba

Áreas serão destinadas ao desenvolvimento de atividades voltadas à preservação do meio ambiente, esportivas, culturais e de lazer

dom, 22/06/2014 - 13h28 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin assinou neste domingo, 22, um termo de permissão de uso que transfere 1,7 milhão de m² do Parque Ecológico do Tietê, Núcleo Oeste – também conhecido como Parque Ecológico Tamboré – para as prefeituras de Barueri e Santana de Parnaíba. A área inclui o Centro de Lazer Ilha do Tamboré, a Ilha do Bacuri, a Área do Russo, que é administrada pela Sociedade Alphaville Residencial 2, e a ETA Barueri, operada pela Sabesp.

“Toda cidade precisa ter uma área de uso comum por toda a população e esse espaço vai se tornar um Ibirapuera para a região oeste de São Paulo. Os moradores de Barueri, Tamboré e Santana do Parnaíba terão um novo point, com várias opções de lazer. Tenho certeza que a administração (da área) pelas prefeituras se transformará num modelo de gestão para todo o Brasil”, afirmou o governador.

A permissão autoriza a Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos a conceder a área, administrada pelo DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), para que os municípios desenvolvam atividades voltadas à preservação do meio ambiente, esportivas, culturais e de lazer. Barueri assumirá um total de 1.157.653,93 m², divididos em duas áreas: 532,2 mil m² na margem esquerda do rio Tietê e 625,4 mil m² na margem direita do rio. Já Santana de Parnaíba receberá um total de 598,9 mil m², sendo: 99,6 m² na margem esquerda e 439,3 m² na margem direita do Tietê.

Parques Administrados pelo DAEE

Parque Ecológico do Tietê (PET)

Com uma área de 15,9 milhões m², essa imensa área verde equivale a cinco vezes o Central Park ou a 11 parques do Ibirapuera e integra o projeto Parque Várzeas do Tietê, concebido para devolver as várzeas naturais ao rio e, consequentemente, proteger a população dos efeitos das chuvas, uma vez que essas áreas retêm as águas fluviais quando ocorrem inundações. Ele é subdividido em três núcleos: Engenheiro Goulart, com 14 milhões de m²; Ilha do Tamboré, 1,7 milhão de m² e Vila Jacuí, com 171 mil m².

Inaugurado em 1982, com o objetivo de preservar o rio Tietê e suas várzeas, o PET também foi projetado para ser usado como área de lazer para a população da Região Metropolitana de São Paulo. Além da função de preservar a fauna e a flora da várzea do rio, o Parque Ecológico do Tietê proporciona aos seus usuários uma série de atividades culturais, educacionais, recreativas, esportivas e de lazer, recebendo mensalmente a média de 360 mil visitantes: 300 mil só no seu Núcleo Engenheiro Goulart; 28 mil no Núcleo Jacuí, também na Zona Leste, e 26 mil no Núcleo Ilha do Tamboré.

O Projeto Parque Várzeas do Tietê, que totaliza 107 km² de área, será o maior parque linear do mundo. O projeto total, que está previsto para ser concluído até 2022, com investimento de R$ 1,7 bilhão, beneficiará diretamente três milhões de pessoas e, indiretamente, toda a população da Região Metropolitana de São Paulo, levando mais qualidade de vida a municípios desde São Paulo, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Poá, Suzano, Mogi das Cruzes, Biritiba Mirim e Salesópolis. Iniciado em 2011, ao longo do Tietê, unindo o Parque Ecológico, na Penha, e o Parque Nascentes do Tietê, em Salesópolis, moradores de São Paulo e Guarulhos serão diretamente beneficiados com a recuperação ambiental de 110 hectares, além da recomposição de 120 hectares de Mata Ciliar.

Os frequentadores terão ainda à disposição 33 núcleos de lazer, esportes e cultura, incluindo 77 campos de futebol, 129 quadras poliesportivas, sete polos de turismo, uma longa ciclovia e Via Parque, com 230 km de extensão (ida e volta do percurso) e passeios arborizados.

Núcleo Ilha do Tamboré

Os frequentadores desse parque contam com uma grande variedade de opções de lazer à disposição, entre equipamentos esportivos e de lazer: 4 quadras poliesportivas; 2 campos de futebol; 3 quadras de vôlei de praia; 3 mesas de ping-pong; pedalinho; playground; passeio de trenzinho; palcos para apresentações; 3 salões de festa; 1 alojamento para escoteiros; 9 quiosques; 25 churrasqueiras e um Salão de Curiosidades. A unidade também oferece aos frequentadores um programa de educação ambiental.

DAEE
(11) 3293-8261 / 8262 / 8385