Estado firma convênio com a Unicamp para gestão do novo Hospital Regional de Piracicaba

Hospital estadual será referência em média e alta complexidade e ofertará 138 novos leitos para a região

sex, 24/11/2017 - 18h40 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin assinou nesta sexta-feira, 24, o autorizo para celebração de convênio entre a Secretaria da Saúde e a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) visando à gestão do novo Hospital Regional de Piracicaba. O serviço oferecerá atendimento em média e alta complexidade para toda a região.

“Não é todo dia que podemos dar início a um novo hospital público, com atendimento 100% gratuito e com a qualidade que uma Organização Social como a Unicamp oferece. Aliás, São Paulo é um modelo para o Brasil porque escolhe bem as OS parceiras”, afirmou o governador.

O investimento total do Governo do Estado é de aproximadamente R$ 32 milhões, considerando recursos já empregados em obras e destinados à compra de equipamentos e mobiliário, que estão em fase de aquisição. O hospital será custeado integralmente com recursos do Tesouro estadual e receberá R$ 35,8 milhões de custeio no seu primeiro ano de funcionamento.

A inauguração do Hospital Regional de Piracicaba está prevista para março de 2018 e sua ativação será gradativa, como todo novo serviço de saúde. A estrutura completa abrange 138 leitos, dos quais 84 de internação, 20 de UTI adulto, 27 de cuidados mínimos, 7 de Hospital-Dia, além de 10 salas cirúrgicas e o centro de diagnóstico por imagem. A área total construída é superior a 18,7 mil metros quadrados. Inicialmente, entrarão em funcionamento 60 leitos – 30 cirúrgicos, 20 clínicos e 10 de UTI adulto – e quatro salas cirúrgicas, e os atendimentos ambulatoriais.

Em 2018, a estimativa é que o hospital realize mais de 18,6 mil consultas ambulatoriais médicas e não médicas, 11,7 mil exames, 3,3 mil cirurgias e 2 mil internações. O pronto-socorro será referenciado, com uma previsão de aproximadamente 300 atendimentos a urgências para intercorrência de pacientes atendidos previamente pelo serviço.

O Hospital Regional de Piracicaba será referência em média e alta complexidade para os 26 municípios da região do Departamento Regional de Saúde (DRS) de Piracicaba. Ofertará dez especialidades médicas em caráter ambulatorial: Ortopedia/Traumatologia, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Anestesiologia, Buco-maxilo, e Clínica médica, Cirurgia Geral. Além disso, disponibilizará consultas nas seguintes especialidades não médicas, nas áreas de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia e Terapia Ocupacional.

“Esse convênio com a Unicamp assegura qualidade e experiência na gestão do Hospital Regional de Piracicaba, um novo serviço que ampliará o atendimento SUS na região”, destaca o secretário de Estado da Saúde de São Paulo, David Uip. O convênio tem vigência inicial de cinco anos, com possibilidade de renovação.

O Hospital Regional de Piracicaba está localizado na Avenida Antônio Elias, s/nº, Jardim São Francisco.

Secretaria de Estado da Saúde
Assessoria de Imprensa
(11) 3066-8701 / 8702 / 8707 / 8708 / 8709 / 8712 / 8253 / 8337 / 8064