Estado de São Paulo apresenta compromissos para a Expo 2020

A defesa da candidatura foi feita pelo secretário da Casa Civil, Sidney Beraldo, pelo prefeito Gilberto Kassab, pelo prefeito eleito Fernando Haddad e pelo ministro Antonio Patriota

qui, 22/11/2012 - 17h38 | Do Portal do Governo

O secretário-chefe da Casa Civil, Sidney Beraldo, expôs os compromissos e esforços do Estado de São Paulo na defesa da candidatura da capital paulista para sediar a Expo 2020, nesta quinta-feira, 22, em Paris, para os membros do Bureau Internacional de Exposições (BIE), instituição intergovernamental que regulamenta as exposições universais. Além do secretário da Casa Civil, integraram a delegação brasileira o secretário de Desenvolvimento Metropolitano, Edson Aparecido, o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, o prefeito Gilberto Kassab e o prefeito eleito Fernando Haddad.

“Um projeto como esse exige colaboração: entre entes federativos, setor privado, sociedade civil nacional e internacional. Para desenvolver esta iniciativa que lhes está sendo apresentada, todos estes agentes trabalharam e trabalharão em parceria para oferecer ao mundo a melhor Exposição Universal”, declarou Beraldo, representando o governo paulista.

A candidatura de São Paulo também contou com pronunciamentos do prefeito Kassab, do prefeito eleito Fernando Haddad e do ministro Antonio Patriota aos membros do BIE. O órgão é composto por 161 países e é responsável pela escolha da cidade vencedora, a ser anunciada em novembro de 2013. São Paulo concorre com outras quatro cidades: Izmir (Turquia), Ekaterinburgo (Rússia), Dubai (Emirados Árabes) e Ayutthaya (Tailândia).

“Queremos deixar um legado permanente para a cidade, para o Estado e para o país. O último dia da São Paulo Expo 2020 será um começo e não um fim”, disse Sidney Beraldo em sua exposição no BIE. Ele destacou, ainda, a pujança econômica e a harmonia multicultural de São Paulo como trunfos importantes para sediar o evento.

O secretário Edson Aparecido (Desenvolvimento Metropolitano), que também representou o Governo do Estado como membro do Comitê de Candidatura da São Paulo Expo 2020, declarou sua confiança nas reais chances da capital paulista nesta disputa. “Pela primeira vez na história, a Expo Universal poderá ocorrer na América Latina. São Paulo está unida e estará preparada para este grande evento”, concluiu.

Investimentos do Estado

Os compromissos assumidos pelo Estado de São Paulo para conquistar a Expo Universal 2020 estarão voltados para obras de mobilidade urbana para viabilizar o acesso ao megacomplexo, que será construído em Pirituba, na capital. No total, os investimentos paulistas serão da ordem de R$ 4,4 bilhões. O governo paulista vai assegurar o transporte por trilho a todos os participantes da Expo 2020, com a construção da estação Vila Clarice, da Linha-7 Rubi da CPTM, que será integrada ao centro de exposição. Também haverá dois novos trens destinados exclusivamente ao deslocamento para o evento, circulando em uma plataforma própria.

Outra obra que vai incrementar a mobilidade urbana para a Expo 2020 será o trem Expresso de Jundiaí a São Paulo. A chegada à capital se dará pela estação Água Branca, onde será possível tomar o trem da Linha-7 para o local da exposição. O projeto executivo já está em andamento e a licitação será aberta a partir de 2013. Outra importante obra será a ligação da Rodovia dos Bandeirantes ao local do evento, com a construção de alças de acesso à rodovia, facilitando a chegada de automóveis.

Sobre a Expo 2020

As Expos Universais acontecem a cada cinco anos, devem ter a duração máxima de seis meses e não há limite de tamanho para sua área. A Expo Xangai 2010, com área de mais de 5 km², recebeu cerca de 70 milhões de visitantes ao longo dos 6 meses de evento.

A 1ª Expo aconteceu em Londres, em 1851, e reuniu novidades do mundo inteiro numa grande feira, que além de divulgar e promover ciência, técnica, arte e cultura, era um encontro de negócios que visava fomentar a indústria e promover apresentações públicas de novas invenções.

Durante o século XIX, as Exposições Universais foram realizadas na Europa e nos Estados Unidos e, entre outras importantes invenções da vida moderna, esses eventos apresentaram ao público o telefone de Graham Bell, o elevador de Otis e a máquina de escrever Remington. Além disso, deixaram um importante legado arquitetônico, como o Palácio de Cristal, criado para a primeira Exposição, em 1851, e a Torre Eiffel, construída para o evento de 1889, em Paris.

Atenção: Fotografias do evento estão disponíveis no Flickr.

Da Casa Civil