Estações Luz e Brás da CPTM recebem apresentações de música e dança

Entre os dias 27 e 30 de novembro, as duas estações servirão de palco para eventos do projeto "Música na CPTM"

ter, 26/11/2013 - 9h11 | Do Portal do Governo

Antecipando os festejos natalinos, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) apoiará a exibição de música ao piano e apresentações de dança e coral nos espaços culturais das estações Luz e Brás. Concentrados nos dias 27, 28 e 30 de novembro, os eventos exibem as habilidades adquiridas por grupos integrados a entidades sociais e escolas que promovem capacitação profissional.

No dia 27/11, às 14h30, a Estação da Luz recebe a Orquestra Toca, Zezinho. Formada por 95 crianças e jovens, atendidos pela ong Casa do Zezinho, o grupo exibirá um espetáculo musical de forma muito dinâmica. Ao som da canção “Heal the World”, do Michael Jackson, traduzida pelo conjunto Roupa Nova, três diferentes intervenções, realizadas simultaneamente, integrarão a ação. Enquanto a orquestra, com 40 participantes, executa a música nos saxofones, violinos, trompetes, violas e percussão, outros 50, divididos em dois grupos, cantam e dançam sob inspiração da mesma canção. Com duração de 10 minutos, a intervenção artística será no saguão principal, na área livre (não paga) da estação.

A ação é promovida pela Casa do Zezinho, ong localizada na zona sul da cidade de São Paulo. A entidade atende, anualmente, mais de 1.200 “zezinhos” crianças e jovens de ambos os sexos, com idade entre 6 e 29 anos, dos quais alguns dedicam-se ao aprendizado de instrumentos musicais (violino, viola, violoncelo, baixo acústico, violão, cavaquinho, percussão, saxofone, clarinete, flauta, trompete, trombone) e canto coral.

Também no dia 27, na Estação da Luz, às 19h, o coral comandado pelo pianista e professor de música Demétrio Monte Alegre apresenta obras de Johann Sebastian Bach (Cantata 61) e J.Leavitt (Festival Sanctus). Na ocasião, o grupo vai interagir com os usuários, explicando as peças que estão sendo executadas e convidando-os a conhecer as várias linguagens proporcionadas pelo piano.

No dia 28, é a vez do Coral Infantil do Colégio POP se apresentar, das 13h às 14h, na Estação da Luz. O grupo é formado por cerca de 130 crianças, alunos do colégio localizado no bairro de São Miguel Paulista. Com repertório focado em canções populares e natalinas, a apresentação será intercalada pela exibição de flautas, sob a regência de Vlademir Mauricio dos Santos, professor de música da escola. No roteiro, estão previstas canções como “Noite Feliz”, “Aquarela”, “Ciranda da Bailarina”, “Trem das Onze” e “Tiro ao Alvo”.

No mesmo dia 28, na Estação Brás, o Coral Carisma se apresenta às 17h. Com duração de uma hora, cerca de 70 integrantes, entre músicos e cantores, exibirão repertório variado, passando pelo samba, salsa e MPB e música sacra. A programação prevê uma dinâmica com o público, propondo a interação de movimentos corporais com canção de autoria própria do grupo.

Dia 30/11, a Big Band, no comando do regente Marcos Lozano, apresenta-se na Estação da Luz, às 15h. Com duração de uma hora, o repertório reúne clássicos do jazz às músicas dos grandes mestres da música popular brasileira, como Noel Rosa e Tom Jobim.

Os eventos integram o projeto “Música na CPTM”, lançado em 2008 para promover espetáculos nos espaços internos das estações da CPTM e estreitar a relação da companhia com os seus usuários. A iniciativa visa também incentivar a prática da cidadania ao promover a valorização do patrimônio público.

Confira a programação:

Evento: Orquestra Toca, Zezinho
Local: Estação da Luz
Data: Quarta-feira, 27/11
Horário: 14h30

Evento: Coral da Escola de Música Maestro Alfredo Della Ricca
Local: Estação da Luz
Data: Quarta-feira, 27/11
Horário: 19h

Evento: Coral Colégio POP
Local: Estação da Luz
Data: Quinta-feira, 28/11
Horário: 13h

Evento: Coral Carisma
Local: Estação Brás
Data: Quinta-feira, 28/11
Horário: 17h

Evento: Big Band
Local: Estação da Luz
Data: Sábado, 30/11
Horário: 15h

Da CPTM