Estações da Linha 10-Turquesa terão aferição de pressão e testes de glicemia gratuitos

Ação acontece nesta terça-feira (27) e na quinta-feira (29), nas estações Mauá, São Caetano e Tamanduateí da CPTM

ter, 27/08/2019 - 9h10 | Do Portal do Governo

Quem utilizar a Linha 10-Turquesa (Brás – Rio Grande da Serra) nesta semana terá a oportunidade de aferir a pressão arterial e realizar teste de glicemia gratuitamente. Na Estação Mauá, a ação será nesta terça-feira (27) e na quinta-feira (29), das 13h às 16h. Em São Caetano, os passageiros poderão aferir a pressão arterial nesta terça-feira (27), das 16h às 19h. Já na Estação Tamanduateí, a medição poderá ser realizada na quinta-feira (27), das 13h às 16h.

Aferir a pressão regularmente é a única maneira de diagnosticar a hipertensão. Seus principais sintomas incluem dores no peito, na cabeça, tonturas, zumbido no ouvido, fraqueza, visão embaçada e sangramento nasal. A doença está presente em 25% dos brasileiros e é responsável por 40% dos infartos, 80% dos derrames e 25% dos casos de insuficiência renal terminal. Dados do Ministério da Saúde indicam que a enfermidade é a causa de 300 mil mortes por ano no Brasil.

Já o teste de glicemia tem como objetivo diagnosticar e monitorar o diabetes a partir do nível de glicose presente no sangue. Para realizar o exame não é necessário estar em jejum. O procedimento é rápido e o resultado pode ser conferido na hora. Segundo dados da OMS, a doença atinge cerca de 16 milhões de brasileiros. Dentre os principais sintomas estão sede em excesso, fome, fraqueza e micção frequente. Ambas as doenças não têm cura, mas podem ser tratadas e controladas.

Ações de saúde e bem-estar

Esta iniciativa conta com o apoio da CPTM, que abre espaço em suas estações para atividades ligadas à promoção da saúde e do bem-estar dos passageiros, e também ações culturais e artísticas de instituições e artistas parceiros.

Serviço
Aferição de pressão e teste de glicemia (Linha 10-Turquesa)
Grátis para passageiros

Estação Mauá
Data: terça-feira (27) e quinta-feira (29)
Horário: das 13h às 16h

Estação São Caetano do Sul
Data: terça-feira (27)
Horário: das 16h às 19h

Estação Tamanduateí
Data: quinta-feira (29)
Horário: das 13h às 16h

Da CPTM