Estações da CPTM promovem campanha contra a hepatite C

Usuários poderão realizar testes para a detecção precoce e obter mais informações sobre a doença

seg, 05/05/2014 - 12h28 | Do Portal do Governo

Em parceria com a empresa farmacêutica Roche, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) promove mais uma “Caravana contra a Hepatite C”, iniciativa que proporcionará aos usuários a oportunidade de realizar testes para a detecção precoce e obter mais informações sobre a doença.

Entre os dias 5 e 9 de maio, a campanha estará no Espaço Cultural da CPTM, na Estação Brás, das 10h às 19h. Na semana seguinte, a ação acontecerá na Estação Palmeiras-Barra Funda, entre os dias 12 e 16 de maio, no mesmo horário e também na área paga da estação.

A Caravana atenderá os usuários com idade entre 35 e 65 anos ou que apresentem fatores de risco para a doença. O teste será realizado com apenas uma picada em um dos dedos da mão e os resultados ficarão prontos em até 20 minutos. A pessoa que obtiver resultado positivo será encaminhada às unidades de saúde, para confirmação do diagnóstico.

Por ser uma doença silenciosa, a hepatite C demora a ser detectada, pode ficar até 20 anos no corpo sem manifestar sintoma. A maioria dos infectados (90%) só descobrem que estão com a doença quando já na forma avançada. Em casos mais graves, pode levar à cirrose ou ao câncer de fígado.

Da CPTM