Estação Tiradentes do Metrô ganha sala para exposições do Museu de Arte Sacra

Primeira exposição contará com 30 presépios de diversos países

ter, 01/12/2015 - 14h22 | Do Portal do Governo

A partir desta terça-feira, dia 1º, quem passar pela estação Tiradentes do Metrô poderá conferir obras de arte do acervo do Museu de Arte Sacra. Através da parceria entre a Companhia do Metrô e o Museu de Arte Sacra de São Paulo (MAS-SP), a estação passa a ter uma sala fixa de exposições, reproduzindo um novo museu com o nome de “Sala Metrô Tiradentes”.

O projeto é uma iniciativa inédita do Programa de Ação Cultural do Metrô, ampliando a participação do MAS na estação Tiradentes, que já contava com uma vitrine do museu há dez anos. Uma área de 150 metros quadrados no mezanino da estação foi destinada exclusivamente para exposições de arte sacra. O espaço foi revestido com vidros e ganhou expositores e iluminação específica para o destaque das obras.

E a estreia do novo espaço é com a mostra “Em Busca do Presépio Universal”, que apresenta cerca de 30 conjuntos da Coleção de Presépios do MAS, com curadoria de Maria Inês Lopes Coutinho. A maior parte compunha o acervo do antigo Museu de Presépios e eram expostas anualmente no período de festas natalinas.

Dentre os conjuntos está “La Nascita de la Esperanza”, uma obra de Ulderico Pinfildi, uma das maiores autoridades do mundo em presépios. Deste exemplar foram confeccionadas cinco unidades: a que estará nesta exposição e outras quatro, que foram distribuídas para museus do mundo, entre eles o Vaticano. Também se destaca o Presépio Napolitano, confeccionado entre os séculos XVIII, XIX e XX com barro cozido e policromado, madeira, tecido, liga metálica e gesso.

A exposição pode ser visitada de quarta a sexta, das 9h às 17h, e aos sábados e domingos, das 10h às 18h. A “Sala Estação Tiradentes” fica na área paga da estação e a entrada é gratuita para os usuários do Metrô.

Serviço

Exposição “Sala Metrô Tiradentes – Em Busca do Presépio Universal”

Curadoria: Maria Inês Lopes Coutinho

Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo – Sala Metrô Tiradentes – Estação Tiradentes do Metrô – Luz – São Paulo/SP

Agendamento de visitas monitoradas: (11) 3326-3336

Horário: quarta a sexta-feira, das 9h às 17h; sábado e domingo, das 10h às 18h

Ingresso: Passageiros do Metrô têm livre acesso à Sala

Do Metrô