Estação Sé do Metrô tem equipamento que transforma latas e garrafas pet em descontos

Novidade no país, a máquina automatiza a coleta seletiva e oferece um programa de benefícios que dá descontos em bilhetes de transporte, conta de luz e livrarias

qui, 24/09/2015 - 14h14 | Do Portal do Governo

Novidade no país, uma máquina multifuncional que automatiza a coleta seletiva de latas e garrafas pet oferece um programa de benefícios que dá descontos em bilhetes de transporte, conta de luz e livrarias. Desde o dia 20 de setembro ela está na estação Sé do Metrô de São Paulo. A Retorna Machine foi instalada na área livre do local, em frente às bilheterias, com promotores para orientar sua utilização.

Aeroportos, estações de metrô, terminais de ônibus e shoppings centers serão os principais pontos de instalação do novo equipamento urbano na capital paulista.

Além da capacidade de armazenamento, de mais de mil recipientes aproximadamente, a máquina tem dois painéis laterais com LEDs, para veiculação de mídia, e uma tela touch-screen de 42´ na parte frontal, que interage com os usuários. Rede wi-fi, câmera, vídeo e impressora são alguns dos recursos da Retorna Machine, que também identifica códigos de barra e QR-codes, o que permite interligação com vários sistemas e desenvolvimento de programas de relacionamento e incentivos.

A máquina tira fotos e grava vídeos que podem ser postados nas redes sociais. Também pode operar com programações diversas como pesquisa de mercado e campanhas promocionais.

Criada na China, a Retorna Machine funciona em cerca de 1.200 locais de Pequim. O modelo brasileiro, porém, é inédito e exclusivo, sendo o único, em todo o mundo, que opera com programa de fidelização de usuário a partir de um software desenvolvido no Brasil, em parceria com uma empresa brasileira de tecnologia com atuação global.

A Retorna Machine é multifuncional, pois coleta, identifica e qualifica produtos descartados, pontua e conversa com o usuário, além de veicular mídia. Seu funcionamento é simples e intuitivo: em três toques é criada uma conta para o programa de benefícios, com nome de usuário, e-mail e senha.

Esses pontos poderão ser revertidos em recompensas ou doações a instituições. Basta acessar sua conta através da Retorna Machine, pelo site da Triciclo (empresa brasileira responsável pela iniciativa) ou pelo Aplicativo Retorna Machine (que estará disponível a partir do dia 5 de outubro), e efetuar a troca pretendida.

Atualmente, a Triciclo conta com a AES Eletropaulo (projeto Recicle Mais, Pague Menos) para efetuar a troca dos “pontos triciclo” em desconto na conta de luz. Outra parceira é a PLDevice, com resgate de “pontos triciclo” em crédito no Bilhete Único. Uma terceira participante é a Saraiva, para troca de “pontos triciclo” em pontos do Saraiva Plus, permitindo desconto em livros e demais produtos. O usuário também poderá reverter seus pontos em doação para o Projeto Arrastão, parceira da Triciclo.

Hoje, 100 “pontos triciclo” valem R$ 0,35 na troca por créditos no Bilhete Único e R$ 0,27 na conta de luz. Na Saraiva, será uma troca de “pontos triciclo” por pontos Saraiva Plus.

Em outubro, serão inaugurados pontos no Shopping Butantã, Shopping Jardim Sul e Shopping Metrô Santa Cruz. Em novembro, no Terminal Rodoviário do Tietê. Está em desenvolvimento o crédito em telefonia pré-paga, wi-fi propagado pela máquina e vale- alimentação.

Até o fim de 2015, mais 18 máquinas serão instaladas em São Paulo, com capacidade de coleta estimada em 20 mil unidades diariamente, atingindo um público aproximado de dez milhões de pessoas com campanhas de comunicação. 

Máquinas no Metrô

Atualmente, o Metrô tem instaladas em suas estações 88 máquinas dispensadoras de produtos. Dentro os principais produtos oferecidos estão livros, revistas, refrigerantes e alimentos. Além disso, nos últimos meses houve uma diversificação neste segmento e as vending machines passaram a comercializar cosméticos e flores para presente.

Do Metrô