Estação Palmeiras Barra Funda tem campanha de prevenção do diabetes

Usuários poderão fazer testes de glicemia, de colesterol e de triglicérides, além de medição da circunferência abdominal e da pressão arterial

dom, 11/11/2012 - 16h29 | Do Portal do Governo

A estação Palmeiras/Barra Funda da CPTM abrigará na terça-feira, 13, das 9h às 15h, posto da Campanha para Prevenção e Controle do Diabetes, cujo tema deste ano é “Proteger Nosso Futuro”.

Os usuários que passarem pela estação poderão fazer testes de glicemia, de nível de colesterol e de triglicérides. Também serão oferecidos serviços de medição da circunferência abdominal e da pressão arterial.

Promovida pela Sociedade Brasileira de Cardiologia – SBC, a iniciativa será feita em apoio à Sociedade Brasileira de Diabetes, pois essa doença é o terceiro maior fator de risco para os problemas cardiovasculares, como infarto e derrame. O maior fator de risco para o infarto é a hipertensão, seguido do tabagismo. Além do diabetes, figuram como terceira maior causa dessa doença o sedentarismo, o sobrepeso e o excesso de colesterol.

Com apoio da Ceagesp, na ocasião serão distribuídas frutas visando incentivar a população a consumir alimentos frescos e evitar os industrializados.

Segundo a SBC, o Brasil tem hoje 12 milhões de diabéticos, dos quais grande parte desconhece que tem a doença. Para facilitar o entendimento sobre níveis desejáveis e perigosos, a entidade explica que “a glicemia ótima é abaixo de 100 e a hemoglobina glicada deve estar entre 5,5 e 6,4. Acima desse nível já é considerado diabético. Cada vez que alguém reduz em 1% a hemoglobina glicada, o risco cardiovascular cai em 20%.”

Outras campanhas nas estações da CPTM

Em setembro, a estação Brás da CPTM recebeu outra ação da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC): a Campanha do Dia Mundial do Coração. No local, os usuários fizeram exames preventivos para doenças cardiovasculares, além da aferição de pressão arterial, medida de circunferência abdominal e IMC (Índice de Massa Corpórea). Também foram disponibilizados testes de glicemia, triglicérides e colesterol e distribuídas frutas oferecidas pela Ceagesp.

No mês de agosto, foi realizada a campanha do Dia Nacional de Controle do Colesterol, também em parceria com a SBC. Na ocasião, os usuários da estação Pinheiros (Linha 9) puderam realizar exames preventivos e foram estimulados a desenvolver hábitos saudáveis, como boa alimentação.

Serviço

Evento: Campanha para Prevenção e Controle do Diabetes
Data: Terça-feira, 13 de novembro, a partir das 9h às 15h
Local: Estação Palmeiras/Barra Funda da CPTM

Da CPTM