Estação Palmeiras-Barra Funda recebe estande para consulta de títulos de protesto

No local, o público poderá obter informações sobre a existência de protestos em seu nome; a iniciativa é uma parceria entre a CPTM e o Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil

sáb, 03/11/2012 - 17h29 | Do Portal do Governo

Entre os dias 5 e 17 de novembro, o projeto “Protesto como Ferramenta para Recuperação de Crédito” estará com estande na estação Palmeiras-Barra Funda da CPTM. No local, o público poderá obter informações sobre a existência ou não de protestos em seu nome. As consultas poderão ser realizadas de segunda a sexta, das 7 às 19h, e no sábado, das 7h às 13h.

A iniciativa é uma parceria entre o Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil – Seção São Paulo e a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). O projeto tem o objetivo de orientar a população sobre o serviço do protesto. A ação vem sendo realizada, com sucesso, desde maio, nos postos do Poupatempo de Itaquera, Santo Amaro, Sé, Luz e Lapa. Na ocasião foram consultados cerca de 56 mil CPF/CNPJ, dos quais mais de 6 mil estavam com títulos protestados. Por meio da ação, cerca de 20% dos títulos protestados foram cancelados. Entre setembro e outubro, os eventos foram realizados nas estações Pinheiros e Santos Amaro, da CPTM, e na estação Sé, do Metrô.

Consulta gratuita

Qualquer pessoa pode realizar uma consulta gratuita no banco de dados do Instituto. Basta acessar o site www.pesquisaprotesto.com.br para saber se existe algum protesto em seu nome.

Caso identifique protesto, o usuário deverá solicitar uma certidão para obter informações sobre quem o protestou. De posse dela, deverá seguir os seguintes passos:

1 – Procurar o credor para regularizar a situação;

2 – Obter com o credor o título original (apresentado em cartório) ou carta de anuência contendo todas as informações sobre o título em papel timbrado (quando se tratar de pessoa jurídica) e firma reconhecida;

3 – Com a documentação acima, o devedor deverá comparecer ao cartório para solicitar o cancelamento e realizar o pagamento das custas.

Da CPTM