Estação Mogi das Cruzes da CPTM terá distribuição gratuita de livros

Nesta ação, que celebra o Dia Mundial do Livro, usuários poderão ter livros autografados pelos escritores

sex, 20/04/2018 - 12h14 | Do Portal do Governo

Para comemorar o Dia Mundial do Livro, na segunda-feira, 23, cerca de 500 exemplares serão distribuídos para os usuários que passarem pela Estação Mogi das Cruzes, na Linha 11-Coral, das 10h às 13h. Além disso, alguns escritores estarão no local autografando e distribuindo gratuitamente seus títulos.

A ação é realizada pelo Lions Club Mogi Itapety, parceiro da CPTM no projeto Livro Livre, de inventivo à leitura. Na ocasião, cerca de 12 voluntários participarão da distribuição e arrecadação de novos volumes, já que os usuários também poderão doar títulos que já tenham lido, entrando nessa corrente que visa estimular o hábito de ler.

É o caso do João Anatalino, escritor de romances históricos e didáticos. Nesta edição, o autor doará, entre outros, um livro de programação neorolinguística. João, que tem 12 obras publicadas, afirma que “divulgar a literatura em um país que lê pouco é muito importante. Nosso trabalho é procurar incentivar a população a ler cada vez mais”. Segundo ele, o livro que vai ser doado ensina o leitor a trabalhar o cérebro, eliminar fobias, medos e obter um melhor desempenho na vida.

Os exemplares que serão distribuídos foram arrecadados em diversos pontos de coletas na região do Alto Tietê. Os temas são bem variados, entre romances, religiosos, infantis e didáticos. Todos, de alguma forma, estimulam a leitura. Para Maria Amélia Rodrigues, voluntária do projeto há 19 anos, “o principal objetivo é incentivar as pessoas a lerem. É a oportunidade delas compartilharem e terem acesso a novas histórias”.

Segundo dados da Associação Pró-Livro, a justificativa para 32% das pessoas não lerem é a falta de tempo. Dentre os leitores, 43% fazem compras de novos livros. Para incentivar a leitura e fomentar o compartilhamento de livros, a CPTM promove em suas estações o projeto Livro Livre.

Livro Livre

Desde 2006, a CPTM realiza o projeto que já distribuiu mais de 200 mil volumes neste período. A iniciativa é inspirada no BookCrossing, prática baseada em três pilares: “Ler, Registar e Libertar”. A iniciativa foi concebida nos Estados Unidos em 2001, pelo programador Ron Hornbaker, que lançou o site www.bookcrossing.com. Desde então, o movimento tem crescido exponencialmente, tornando-se global. Atualmente, 132 países estão engajados na ação, com quase 11,6 milhões de livros registrados e 1,6 milhões membros.

Dia Mundial do Livro

Instituído pela Unesco, 23 de abril foi escolhido pois marca o nascimento e morte de Willian Shakespeare, a morte de Miguel Cervantes e o nascimento de Vladimir Nabokov, importantes nomes da literatura internacional. Além disso, o dia foi definido para estimular a reflexão sobre a leitura e fazer com que as pessoas descubram o prazer de ler.

Serviço

Distribuição gratuita de livros

Local: Estação Mogi das Cruzes (Linha 11-Coral)

Data: Segunda-feira, 23 de abril

Horário: das 10h às 13h

Da CPTM