Estação Mauá da CPTM terá aferição de pressão e teste de glicemia gratuitos?

Ação será realizada às quintas-feiras, das 13h às 15h, até dia 31 de outubro

qua, 09/10/2019 - 19h52 | Do Portal do Governo

Ao longo deste mês, toda quinta-feira, haverá aferição da pressão arterial e testes de glicemia gratuitos para os passageiros que utilizam a Estação Mauá, na Linha 10-Turquesa da CPTM. A ação será das 13h às 15h.

De acordo com dados divulgados, em 2018, pela Vigitel (Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), 24,7% da população que vive nas capitais brasileiras tem diagnóstico de hipertensão.

Os principais sintomas incluem dores no peito, na cabeça, tonturas, zumbido no ouvido, fraqueza, visão embaçada e sangramento nasal. É importante ressaltar que a única maneira de diagnosticar a doença é aferir a pressão regularmente.

Já o teste de glicemia é feito através de uma gota de sangue retirada da ponta dos dedos das mãos, que determina com precisão o nível de glicose. O procedimento é importante para identificar o diabetes – doença crônica na qual o corpo não produz insulina ou não consegue utilizar adequadamente a insulina que produz. Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, a doença afeta mais de 13 milhões de brasileiros.

Vale lembrar que tanto a pressão arterial quanto a diabetes não têm cura, mas podem ser tratadas e controladas com remédios e alimentação saudável.

A ação é realizada com o apoio da CPTM, que abre espaços em suas estações para a realização de atividades ligadas a promoção da saúde e bem-estar dos passageiros.

Serviço

Aferição de pressão e teste de glicemia
Local: Estação Mauá, na Linha 10-Turquesa da CPTM
Data: às quintas-feiras (dias 10,17, 24 e 31/10)
Horário: das 13h às 15h
Grátis para passageiros

Da CPTM